Recomendações contra a Covid-19

 

 Medidas contra a pandemia

A Agência Reguladora de Água e Esgoto de Belém (Amae) alerta os  profissionais do setor de regulação sobre a necessidade de adotar medidas contra a Covid-19.

As recomendações são necessárias para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores  e assegurar o abastecimento dos recursos essenciais no Brasil.

Recomendações:

  • Disponibilizar  álcool em gel no ambiente de trabalho;
  • Afastar os profissionais que apresentem qualquer sintoma da doença ou que tenham retornado de viagem ao exterior; e também servidores do grupo de risco;
  • Manter a distância entre as ilhas de trabalho dos servidores que não podem realizar trabalho em casa para evitar o contato físico;
  • Deixar portas e janelas abertas para promover a ventilação do ambiente. Nos veículos é importante rodar com os vidros abertos em substituição ao ar condicionado;
  • Ampliar a limpeza de banheiros e espaços comuns em todos os setores (atenção especial para locais como maçanetas, telefones, teclado de computadores, mouses, corrimãos, e interruptores de luz);
  • Suspender as viagens de servidores a congressos, cursos, treinamentos e demais atividades com a concentração de pessoas;
  • Evitem a disseminação de fake news, as informações oficiais são divulgadas diariamente em coletivas realizadas pelo Ministério da Saúde, às 16h, que podem ser acompanhadas em http://saude.gov.br ou por canais de Comunicação como TV, rádio e sites confiáveis;
  • Faça a sua parte e colabore com a segurança de todos!

Fonte: com informações da ABAR

Você sabia que…

Importante:

 O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de Fevereiro de 1993.

O objetivo era de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água.

A escolha de um dia dedicado a esse patrimônio natural do planeta, ressalta sua grande importância na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas.

Além disso, destaca a necessidade de conscientizar a população sobre o cuidado e preservação desse bem tão valioso, que desde muito tempo vem sendo explorado indiscriminadamente pelo homem.

Dia Mundial da Água é celebrado com destaque para o uso racional

  No último dia 22 de  março foi comemorado o Dia Mundial de um dos elementos mais importante da humanidade: a Água. Mas celebrar a data em um momento de pandemia, quando enfrentamos um enorme desafio de saúde pública gerado pela ameaça da covid-19, significa relembrar a importância do seu uso racional e da mobilização de todos para a sustentabilidade do fornecimento e da preservação.

A água é a aliada número um em meio a pandemia que nos assola. Higienizar as mãos com água e sabão está no topo dos cuidados necessários para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Além disso, manter-se bem hidratado também é fundamental para fortalecer nosso sistema imunológico.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) calcula que 40% da população mundial, ou seja, 3 bilhões de pessoas, carece de meios para lavar as mãos em casa por falta de acesso fácil à água potável, por não ter condições de comprar sabão ou simplesmente pela falta de consciência da importância desta prática.

Mais de 35 milhões de brasileiros não possuem acesso à água tratada.  Daí a necessidade do uso racional desse precioso elemento para gerar mais visibilidade e contribuir para a conscientização de todos sobre a importância da água em nossas vidas.

O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.” (Artigo 4 da “Declaração Universal dos Direitos da Água”

Fonte: dados (Unicef) e imagem (Folha do Meio)