CSA reúne em sua 3ª Reunião Ordinária de 2018

CSA reúne em sua 3ª Reunião Ordinária de 2018

reuniao2

O Conselho Superior de Administração (CSA) da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae), reuniu na manhã desta quinta-feira, 20, na 3ª Reunião Ordinária de 2018. O encontro ocorreu na sede da Amae, localizada na avenida Braz de Aguiar, passagem Mac Dowell, em Nazaré, e contou com a presença de representantes das entidades que compõe o conselho.

Quatro itens estiveram em discussão na ordem do dia. O primeiro foi a aprovação da Ata da 1ª Reunião Extraordinária do Conselho, realizada no dia 31 de julho de 2018. O segundo item foi a aprovação da Resolução nº 005/2018, que estabelece procedimentos e metodologia de cálculo das tarifas a serem observados pela prestadora dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município de Belém, quando do reajuste e revisão das tarifas de água e esgoto, e dá outras providências.

Já o terceiro item discutido foi a aprovação da Resolução nº 006/2018, que estabelece os procedimentos de apresentação e coleta de dados para o acompanhamento e análise da metodologia de cálculo da tarifa definida da Resolução nº 005/2018, a ser apresentada pela prestadora dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município de Belém.

Após ampla discussão entre os presentes e sugestões acrescidas ao texto original encaminhado pela AMAE, as mesmas foram todas aprovados pelos presentes. Em breve as resoluções aprovadas estarão disponíveis no site da AMAE.

 

AMAE RECEBE VISITA DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

AMAE RECEBE VISITA DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

 A Imamaeagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou, no início da tarde de ontem, 19, a sede da Agência Municipal de Água e Esgoto de Belém (AMAE). A visita faz parte da agenda de peregrinações da Santa aos órgãos públicos de Belém, no período em que antecede a festividade do Círio de Nazaré.

Sob aplausos e queima de fogos, a Imagem foi recebida pelo diretor presidente da AMAE, Antonio de Noronha Tavares. Bastante emocionado, o diretor conduziu a Santa em todas as dependências do órgão, como uma forma da Virgem de Nazaré abençoar todos os funcionários da instituição. Em seguida, a Santa foi levada até o altar preparado, especialmente, para o encontro.

Com a presença de servidores da unidade, foi celebrado um simbólico momento de oração presidido pelo diácono José Marruaz, da paróquia do Santuário de Fátima. “Receber a imagem peregrina é uma grande graça, pois muitos órgãos solicitam a visita, mas a agenda de peregrinações é muito concorrida. Que nossa Senhora abençoe esta repartição e a todos que trabalham neste local”, declarou o diácono.

Durante a 20180919_1203091Liturgia da Palavra, o religioso falou sobre a importância da vida em comunhão e do respeito ao próximo. “A palavra de hoje fala justamente do amor fraterno, do amor que Jesus nos ensinou de amarmos o nosso irmão sem esperar nada em troca. Mas não podemos falar de Jesus sem proclamar o nome de Maria. Todas as vezes em que falarmos de Jesus temos que lembrar que ele teve uma mãe que aguentou todo o sofrimento com muita humildade”, comentou o diácono.

O gerente de Regulação Técnica da Amae, Bruno Hachem, destacou a importância da visita da Santa ao órgão. “É o segundo ano consecutivo que temos o privilégio de receber a visita da Santa e isso nos deixa muito feliz. Que possamos sentir o amor de Maria, que ela nos proteja em todas as nossas atividades desenvolvidas em prol de Belém. Que possamos chegar à nossa missão institucional com a intercessão de nossa senhora dentro do nosso ambiente de trabalho”, destacou.

Após a cerimônia religiosa, a representação de Nossa Senhora de Nazaré permaneceu por mais alguns minutos no local para que os servidores pudessem se aproximar da Imagem peregrina para fazer uma oração, agradecer as graças alcançadas, além dos registros fotográficos que ficarão marcados como um dia especial em que a família AMAE recebeu a visita ilustre da Mãe de Jesus.

REÚSO DA ÁGUA: USO CONSCIENTE DOS RECURSOS HÍDRICOS

REÚSO DA ÁGUA: USO CONSCIENTE DOS RECURSOS HÍDRICOS

Segundoreuso3 dados da Organização das Nações Unidas (ONU), dois terços da humanidade vivem em regiões onde há escassez de água ao menos uma vez por mês, e a demanda por água deve aumentar 50% até 2030. O aumento da população, o desenvolvimento desordenado das cidades, o incremento das atividades industriais e rurais, entre outros, são fatores que contribuem para o agravamento deste cenário. Neste contexto, o uso consciente dos recursos hídricos é de fundamental importância, daí a necessidade de se investir em políticas ambientais para a reutilização da água.

reuso2

Por se tratar de um bem natural que está cada vez mais raro e caro, reutilizar a água é de fundamental importância para o meio ambiente e também para a economia das empresas, governos e cidadãos. Neste contexto, o uso consciente dos recursos hídricos, como o reuso da água, se torna cada vez mais necessário. Até pouco tempo atrás, o termo água de reuso era pouco conhecido da população em geral. Mas com a escassez hídrica no país, o reuso da água ganhou mais visibilidade e passou a ser uma alternativa à água potável. O reuso da água é um processo pelo qual a água passa para que possa ser utilizada novamente.

reuso-casa

Dependendo da finalidade para a qual vai ser reutilizada, pode haver ou não um tratamento da água. Atualmente, grande parte da água de chuva vai parar na rede de esgoto das cidades, gerando um grande desperdício deste recurso. Se captada, esta água pode ser utilizada para diversas finalidades. Já existem alguns prédios com estrutura capaz de fazer a captação e armazenagem deste tipo de água. Após a captação, a água é usada nos processos de limpeza do prédio, resultando numa importante economia para o condomínio, pois gera uma redução na conta de água.

 

 

Fonte: com dados da ONU.

Imagens: divulgação internet