PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM

Sesma anuncia reformas nas Unidades de Saúde

Liandro Brito Fotos:Comus

Durante encontro sobre a humanização do atendimento na rede municipal nesta sexta-feira,27, a Secretária Municipal de Saúde,Sylvia Santos, anunciou a captação de R$ 4,8 milhões junto ao Ministério da Saúde, para a reforma das Unidades Municipais e Casas Saúde da Família,sendo 10% do total dos recursos, contrapartida do município.

Os PSF’s Souza, Riacho Doce, Barreiro I, Aeroporto, Mangueirão, Radional II, Furo das Marinhas, Parque Verde e Parque Guajará, além das unidades de saúde do Satélite, Providência, Marambaia, Icoaraci, Tapanã, Benguí, Sideral, Telégrafo, Jurunas, Condor, Sacramenta, Curió, Cabanagem, Águas Lindas e Carananduba, em Mosqueiro, receberão a reforma. O processo licitatório para a contratação das empresas que realizarão as obras já foi aberto.

O ponto alto do encontro foi o anúncio das reformas, mas a reunião com todos os gerentes responsáveis pelas unidades de saúde da capital, realiuzada no auditório do Comando da Guarda Municipal,também foi uma oportunidade de interação.“Nossa proposta é promover a integração entre os diretores das unidades de saúde para a troca de experiências”, disse a Secretária Sylvia Santos.

O encontro marcado por um café da manhã e denominado "Café com Ideias", foi coordenado pela Referência Técnica de Humanização da Sesma. “Queremos escutar os gerentes dos postos quanto à questão do bem estar e qualidade de vida de cada trabalhador e a humanização desses profissionais com os usuários que utilizam o espaço e o atendimento no local”, disse Tiana Melul, coordenadora da Referência.

Temas como conscientização e valorização do servidor, auto-estima, atendimento por excelência, entre outros pontos sobre humanização dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), foram abordados em debate. A implantação do projeto de humanização tem previsão para ocorrer na Unidade Municipal de Saúde do Outeiro, no dia 08 de maio.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), a Sesma também realiza reparos estruturais nas unidades de saúde do Guamá e Jurunas, além dos PSF’s Paraíso dos Pássaros, Barreiro I, Malvinas, Canal da Visconde, Canal São Joaquim, CDP, Cristo Redentor, UNA, Terra Firme, Radional, Parque Amazônia I e II, Souza, Águas Lindas I e II, Águas Negras, Paracurí II e Combú. A Sesma pretende ainda construir mais sete unidades de saúde e já busca terrenos para os prédios.