/ PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM
PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM

MISSÃO DA SESMA

Secretário:

Em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde atua como gestora local do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo responsável pela elaboração e manutenção de políticas de saúde, além de planejar, promover e normatizar ações de proteção da saúde na capital.

Na assistência 24h, aos atendimentos de urgência e emergência, de média e alta complexidade, a Sesma gerencia os Hospitais Municipais de Pronto Socorro Mario Pinotti (Umarizal) e Humberto Maradei Pereira (Guamá), além do Hospital Geral de Mosqueiro e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Icoaraci.

Como peça fundamental desta estratégia de atendimento de Urgência e Emergência, há o projeto federal SAMU 192 (Serviço Móvel de Urgência), que realiza atendimentos 24h, agindo no socorro de pacientes vítimas de acidentes ou em situações clínicas que ofereçam risco eminente à vida humana.

Atualmente 29 Unidades de Saúde estão à disposição da população de Belém, destas, 10 realizam atendimentos de urgência de baixa complexidade 24h. As outras 19 unidades atuam na atenção básica à saúde, com consultas ambulatoriais previamente agendadas.

Além destes serviços, todas as Unidades de Saúde de Belém, também prestam assistência à população pormeio de programas de saúde, como Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), controle da hanseníase, saúde do idoso, pré-natal, tuberculose, controle do tabagismo e outros.

Ampliando os serviços oferecidos pelas Unidades de Saúde e aproximando a população dos serviços públicos de saúde, a Sesma gerencia 52 Unidades Saúde da Família, programa do Governo Federal. Segundo as normas do Ministério da Saúde, cada equipe do programa deve ser composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um agente administrativo e cerca de 6 a 10 agentes comunitários de saúde. Hoje Belém possui 53 equipes do programa, registradas junto ao Ministério.

O Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma (Devs), além de coordenar campanhas de imunização, desenvolve ações focadas na prevenção, monitoramento e combate de doenças como dengue, malária, meningite, esquistossomose, leishmaniose e doença de chagas. O Devs/Sesma também coordena os serviços ofertados pelo Centro de Controle de Zoonoses, que trabalha no combate e prevenção de qualquer doença passível de ser transmitida por animais ao homem, como a leptospirose e a raiva.

Além de fiscalizar a qualidade do alimento oferecido ao consumidor de Belém, o Departamento de Vigilância Sanitária de Belém (Devisa), vistoria as condições higiênico-sanitárias, de atuação profissional e dos serviços oferecidos por empresas, hotéis, restaurantes e bares. O Devisa também oferece cursos regulares de capacitação aos profissionais que trabalham com o preparo e manipulação de alimentos.

Desenvolvendo trabalhos de prevenção e assistência ao cidadão, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), é responsável por testes de HIV,sífilis e hepatite, além do aconselhamento psicossocial para pacientes com diagnóstico positivo para doenças sexualmente transmissíveis. Há ainda na rede púbica de saúde de Belém, as casas especializadas na atenção direcionada aos atendimentos de saúde mental para crianças, adolescentes, adultos e dependentes químicos de álcool e outras drogas.

Complementando estes serviços, a Secretaria de Saúde de Belém conta ainda com o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Job Veloso (Cemo), atendendo casos referenciados das Unidades de Saúde da capital, nas especialidades de odontologia, cardiologia, neurologia, dermatologia e oftalmologia.

Principais Serviços: elaboração e manutenção de políticas de saúde; planejar, promover e normatizar ações proteção da saúde na capital.