/ PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM
PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM

SERVICOS ESPECIALIZADOS

1. CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO – CTA
O Centro de testagem e Aconselhamento - CTA, faz parte do programa municipal de DST/Aids e hepatites virais. O seu objetivo é o de promover a prevenção, o diagnóstico e dar a assistência inicial à Pessoa que vive com o HIV, bem como as Pessoas que Convivem com o HIV - parentes e amigos.

Horário de funcionamento: 7:30h as 18h segunda a sexta
Endereço: Av. Tamandaré, esquina c/ São Pedro.
Contato: 32417207 (Recepção)
Gerente: MARIA REGINA SOARES

2. CASA DIA
A Casa Dia atende os portadores do vírus HIV que são tratados dentro da rede municipal de saúde, depois que o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) detecta se o paciente é portador ou não do vírus. Se o resultado é positivo, o portador de HIV é matriculado automaticamente na casa. Ele recebe os medicamentos necessários para controlar a doença e acompanhamento médico e psicológico.

Horário: de segunda a sexta 07:00 às 18:00h
Gerente: Maria Heloisa Freitas.
Contato: 32464025 / 32660003 / 32363155 (Geral)
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, entre TV. Angustura e Trav. Barão do Triunfo.

3. CEMO
Atenção Básica com atendimento Bebê Clinica, realizado em crianças de 0 a 2 anos.
Médicos: Neurologia, Cardiologia, Oftalmologia, Dermatologia.
Serviços Odontológicos: Buco Maxilo Facial, Periodontia, Endodontia, Pacientes com Necessidades Especiais, Odontopediatria, Ortodontia Preventiva e Interceptativa, Radiologia (sem diagnóstico).

Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira de 7h às 18h.
Atenção Especializada: de segunda a sexta feira de 7h às 19h.
Atendimento de Urgência Odontológica 24hs Serviços.
Endereço: Av. Almirante Barroso, nº 1648, entre rua Barão do Triunfo e rua Mauriti, Bairro do Marco, CEP: 66093-020.
Contato: (91) 32193100 / 32193107 / 32193102 / 32425202 / 30860331
Diretora Médica: Telma Lúcia Araújo Ferreira

4. CASA MENTAL DO ADULTO
Portadores de transtornos mentais, com intenso sofrimento psíquico severo e persistente, e depressão a partir de 18 anos são o público alvo da Casa Mental do Adulto. Eles podem se dirigir diretamente à casa ou ser encaminhados por alguma unidade de saúde.
O acompanhamento médico é feito até o término do tratamento, sendo que o paciente é consultado regularmente. Oficinas de grupos, como bijuteria, pintura e autocuidado também são oferecidas pela casa como parte do tratamento terapêutico.
Horário de funcionamento: 24 horas, urgência e emergência
Endereço: Avenida José Bonifácio, nº 930, entre Avenida Conselheiro Furtado e Rua Gentil Bittencourt, bairro de São Brás.
Contato: 32299678
Gerente: Sérgio Kleber M. de Aragão

5. CASA MENTAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
O Centro Psicossocial da Criança e do Adolescente (capsi) é um serviço especializado em saúde mental, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes que apresentam sofrimento psíquico, na faixa etária de 05 a 17 anos de idade, tendo com diretriz a Portaria336/GM.

Horário: de segunda a sexta- feira, de 7h às 19:h
Endereço: Av. Duque de Caxias, entre Trav. Barão do Triunfo e Trav. Mauriti, em frente ao SESI.
Contato: (913) 2260399
Gerente: Beth Brito
Email: capsicapsi@yahoo.com.br

6. CASA DA MULHER
Recebe das unidades básicas de saúde mulheres que apresentam gravidez de risco e problemas uterinos, incluindo o câncer, sendo que nesse caso, a casa realiza exames que vão detectar o câncer, cujo tratamento é encaminhado para os hospitais especializados.
Mulheres na menopausa, que apresentem algum tipo de variação no colo do útero, e as mulheres que sofrem algum tipo de violência sexual também são atendidas pela casa da mulher. Todas as pacientes são encaminhadas por alguma unidade de saúde do município de Belém.

Horário: De segunda a sexta de 8h às 18h
Gerente: Socorro Siqueira
Contato: 3242-0642 / 3242-0574
Endereço: Rua Bom jardim nº 370 entre Rua Triunvirato e Rua Veiga Cabral, bairro da Cidade-velha.

7. CASA ÁLCOOL/ DROGAS (CASA AD)

Exclusivamente para dependentes químicos que adquiriram transtornos mentais pelo uso de álcool e drogas. A casa recebe tanto pacientes que se dirigem diretamente a casa, quanto os paciente encaminhados pelas unidades, delegacias, tribunais de justiça, enfim em toda rede de saúde mental é livre para encaminhar.
O tratamento multiprofissional (psicólogo, assistente social, terapia ocupacional, médico clínico geral, psiquiatria, nutricionista, enfermagem) não é apenas voltado para o paciente, mas também para família dele.

Horário: de segunda a sexta 7h às 19h
Endereço: Avenida Almirante Barroso, nº 2362, entre Rua Pirajá e Rua Lindolfo Collor, Marco
Contato: 3276-0890
Gerente: Giselle Matos
Email: capsad@ymail.com

8. CASA DO IDOSO
A Casa do Idoso atende pessoas acima de 60 anos encaminhados por unidades básicas de saúde do município. Clínica médica, geriatria, dermatologia, cardiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, odontologia, prótese dentária, fonoaudiologia, psicologia, reumatologia, enfermagem, homeopatia, atividades em grupo e oficinas para os idosos são os serviços oferecidos pela casa.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, de 7h às 17h.
Endereço: Av. Gov. José Malcher, nº 333, entre rua Benjamin Constant e rua Boaventura da silva, bairro: Nazaré.
Contato: 3226-5635
Gerente: Sofia de Almeida Couto

9. CASA RECRIAR I
Um Pólo de atenção à criança e ao adolescente portador de necessidades especiais. Atende 187 crianças de zero a 12 anos. Hoje, o atendimento está voltado somente para moradores do Distrito do Damos, através de sua guia de encaminhamento que é fornecida nas unidades de saúde, onde as crianças são cadastradas através do Programa Saúde da Família.
A Casa conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico pediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeira, assistente social, auxiliar de enfermagem. Dispõe também de serviços auxiliares e terapias voltadas para a reabilitação de crianças e adolescentes portadores de síndromes genéticas, déficit geral do desenvolvimento, paralisia cerebral, autismo, distúrbio de linguagem, auditivo, distúrbio de comportamento, RN de risco.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, de 8h às 17h.
Endereço: Rua 16 de Novembro, em frente à pousada das Mangueiras, ilha do Mosqueiro.
Contato: 3771-5198
Gerente: Maria Raimunda Favacho César.
Email: casarecriar@saude.belem.pa.gov.br

10. CASA MENTAL – MOSQUEIRO
A Casa oferece atendimento à população da área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. A unidade conta com uma equipe de funcionários da área da saúde, sendo um médico clínico, um psicólogo, uma enfermeira, um terapeuta ocupacional, três técnicos de enfermagem, duas farmacêuticas. A Casa atende aproximadamente 200 usuários, entre consultas médicas, atendimentos individuais e em grupos.
O atendimento individual é feito através da prescrição de medicamentos, psicoterapia, orientação. O atendimento em grupo é feito com oficinas terapêuticas, oficinas expressivas, grupos terapêuticos. Atendimento à família com visitas domiciliares, grupo família. Atividades externas com passeios e integração com outros serviços.

Horário: 8h às 18h.
Endereço: Avenida 15 de Novembro, 551, Entre Av. Getulio Vargas e Rua Comandante Ernesto Dias, Vila, (4ª Rua), ilha do Mosqueiro.
Contato: 3772-1362
Gerente: Sheila Maria Ribeiro Tapajós
Email: mentalmosqueiro@yahoo.com.br

11. UNIDADE MISTA – MOSQUEIRO
Oferece atendimento de urgência e emergência, de alta e média complexidade, 24 horas por dia, sala de vacinação e também atende nas seguintes especialidades: Traumatologia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Obstetrícia, Serviço de Radiologia: ultra-som e Raio – X.

Endereço: Rua 15 de novembro, s/n, esquina travessa Lauro Soudré, Praia Grande
Contato: 3771 5984 (geral)
Gerente: José do Egito Monteiro Gonçalves.
Email: hgm012009@hotmail.com