Estação das Docas

Na orla entre a modernidade e a cultura ribeirinha, a Estação das Docas prova que a inovação arquitetônica e a recuperação do patrimônio histórico podem viajar juntas e em perfeita harmonia. Fotos: Osvaldo Forte

Vista de Belém

Portas de entrada do fascinante mundo amazônico. Está localizado na foz direita do rio Amazonas e abaixo 1º da linha do Equador, por esta razão seu clima é quente e úmido, porém chuvosa e ventilada, o que ameniza o calor de Belém. Fotos: Osvaldo Forte

Metrólopole da Amazônia

Historicamente, constituiu-se na principal via de entrada na região norte do Brasil, tendo uma posição geográfica privilegiada. Situada às margens do rio Guamá, próxima à foz do rio Amazonas. Fotos: Osvaldo Forte

Belém do Pará

Vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias européias, o que veio a influenciar grandemente a arquitetura de suas edificações, ficando conhecida na época como Paris nAmérica.. Fotos: Osvaldo Forte

A Capital do Norte

Exerce significativa influência nacional, seja do ponto de vista cultural, gastronômico econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Theatro da Paz, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o mercado do Ver-o-Peso, e eventos de grande repercussão, como o Círio de Nazaré. Fotos: Osvaldo Forte

 

BELEMTUR - Coordenadoria Municipal de Turismo

A BELEMTUR é a Coordenadoria Municipal de Turismo do município de Belém e possui como objetivo planejar, coordenar, controlar e avaliar as atividades relacionadas com o turismo no município do Belém, nos termos da política nacional de turismo. Endereço da Belemtur: Av. Presidente Vargas, nº158, 13º andar, Campina, Cep: 66010-000.

Prefeitura recepciona turistas com manifestação cultural no aeroporto

Manifestação Cultural do Aeroporto

Manifestação Cultural do Aeroporto

Vivendo um clima fraterno a capital paraense se prepara para mais um Círio de Nazaré, considerado a maior manifestação religiosa católica do Brasil e um dos maiores eventos religiosos do mundo, atraindo milhares de turistas que fazem questão de participar desse grande momento.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Belém por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur) e a Secretária Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), prepararam uma surpresa aos milhares de turistas que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belém, na tarde desta sexta-feira, 9. O público presente foi surpreendido com um flash mob, uma apresentação de dança feita por bailarinos que circulavam entre as pessoas.

Para a empresária paulistana, Fátima Alencar, esse momento é muito especial, já que essa será a sua primeira participação no Círio, para agradecer uma graça alcançada.”Essa iniciativa de preparar as apresentações para receber os turistas, faz com que a gente se sinta acolhido desde o primeiro momento”, disse  a empresária que já pretende voltar no próximo ano.

A coreografia de dança, que também contou com performances teatrais, foi realizada por um grupo de 10 dançarinos que fazem parte da Companhia Municipal de Dança de  Belém.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Deivison Costa, ressalta que o trabalho da Companhia de Dança já vem sendo realizado com jovens há 9 anos, e que esse é um dos projetos especiais mais procurados.“Essa é a primeira vez que trabalhamos em ação conjunta com a Belemtur para recepcionar os turistas. A coreografia toda foi inspirada no Círio com o intuito de repassar aos visitantes essa energia especial que só nós paraense temos”, declarou o secretário.

As apresentações foram divididas de acordo com os horários com fluxo maior de desembarque, já que Belém receberá aproximadamente 85 mil turistas nesse período dos festejos nazarenos, de acordo com o Departamento Intersindical de Estáticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/Pa).

  “Nosso objetivo é transmitir aos turistas que estão chegando na nossa cidade, esse clima de alegria que só povo paraense tem, e assim fazer dos próprios visitantes    multiplicadores da nossa cultura, história e costumes’’. destacou Maiken Souza, coordenador da Belemtur.

 Serviços

 Com o objetivo de atender da melhor forma possível e minimizar as dúvidas dos turistas que chegam à Belém, a Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belémtur), espalhou 12 quiosques pela cidade nos pontos turísticos mais visitados.

Ao todo, 35 voluntários bilíngües, foram capacitados para atender e informar os visitantes sobre restaurantes, lugares históricos e melhores vias de acesso.

Texto: Milene Amaral
Foto: Tássia Barros – Comus 
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)