Imprimir Post

CONSULTA DE ARRECADAÇÃO ITBI
COMO SOLICITAR A EMISSÃO DO ITBI

INFORMAÇÕES GERAIS

O ITBI é um imposto municipal que incide sobre a transmissão de bens imóveis e direitos reais a eles relativos, mediante ato oneroso inter vivos.

Quem adquire um imóvel deve declarar a ocorrência de transação junto à Sefin para requerer o cálculo do ITBI e a guia de recolhimento do imposto.

Acesse a Lei 8.792/2010 que regulamenta o ITBI.

FATO GERADOR:

I – a transmissão de bens imóveis por sua natureza ou acessão física;

II – a transmissão de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia;

II – a cessão de direitos relativos a aquisição dos bens referidos nos incisos anteriores.

QUEM CONTRIBUI?

Os adquirentes de bens imóveis:

I)  Transmitidos por meio de:

a) compra e venda (pura ou condicional);

b) dação em pagamento

c )doação onerosa, na parte equivalente ao encargo imposto;

d) permuta.

II)  Adquiridos em decorrência de:

a) sentença que, nos inventários e partilhas, adjudicar bens de raiz em pagamento das dívidas da herança;

b) arrematação ou adjudicação em leilão, hasta pública ou praça;

c) acessão física, quando houver pagamento de indenização.

Os adquirentes de direitos reais sobre imóveis, compreendendo:

a) enfiteuse e subenfiteuse, quer na instituição como no resgate

b) servidões prediais;

c) servidões pessoais, quer decorrentes de usufruto como de concessão real de uso;

d) rendas expressamente constituídas sobre imóveis;

e) promessa de compra e venda pura;

f) promessa de compra e venda condicional, com ou sem pacto adjeto de retrovenda, venda a contento, prelação ou pacto de melhor comprador;

g) distrato ou rescisão de promessa de compra e venda.

Os cessionários de direitos sobre imóveis,compreendendo:

a) usufruto;

b) do arrematante ou adjudicante;

c) promessa de venda;

d) cessão de promessa de cessão;

e) cessão de direitos sobre permuta;

f) cessão de direitos à sucessão aberta de imóveis situados no Município;

g) distrato ou rescisão de promessa de cessão dos direitos de que trata o art. 4º da Lei 7.448, de 26 de maio de 1989;

h) qualquer ato, não compreendido nas alíneas anteriores que importe ou se resolva em cessão de direitos, a título oneroso, sobre bens imóveis, por sua natureza ou acessão física, ou de direitos reais sobre os mesmos, exceto os de garantia.

COMO É CALCULADO?

O percentual do imposto é de 2% sobre o valor dos bens ou direitos transmitidos; ou 1% para as transações nos casos de financiamentos pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou da utilização do FGTS. A alíquota utilizada é fixada por lei e a base de cálculo é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos à época da operação.

A base de cálculo será o valor dos bens ou direitos transmitidos. O valor do imposto será determinado mediante avaliação pela Secretaria Municipal de Finanças, considerados os seguintes elementos:

a) preço corrente do mercado;

b) localização;

c) características do imóvel, tais como área, topografia, tipo de edificação;

d) acessibilidade a equipamentos urbanos e outros dados pertinentes.