Desconto de 15% no IPTU vence nesta terça-feira,10

• Atualizado há 9 anos ago

10/02/15 – 8:06

ATENDIMENTO SEFIN
Contribuinte que não recebu o carnê em casa pode retirar pela internet ou em uma unidade de atendimento da Sefin.

 

Termina nesta terça-feira,10, o prazo  para pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 15%. A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) espera que, pelo menos, 25% dos 226 mil contribuintes paguem o imposto em cota única.

Os carnês do IPTU 2015 estão disponíveis pela internet desde o dia 20 de janeiro e começaram a chegar às residências desde a semana passada. A dona de casa Maria Augusta Pantoja, preferiu ir até a Sefin para aproveitar o desconto. “Esse desconto ajuda muito nas finanças e eu sempre o aproveito. Então, como eu não quis correr o risco de perder, vim buscar meu carnê para pagar ainda hoje”, afirma.

O contribuinte que não receber o carnê pode emitir neste site, no item “Emissão de 2ª via”. Também é possível imprimir as guias de pagamento na Central de Atendimento ou nos postos de Mosqueiro e Icoaraci.

De acordo com o diretor de Tributos Imobiliários da Sefin, Sandro Sagica, os contribuintes têm mais vantagens pagando em cota única “Além de quitar o imposto com o desconto de 15%, quem paga em cota única já garante um desconto para o próximo ano de 25%, para imóvel residencial, ou de 30%, no caso de imóvel não residencial, desde que não possuam débitos”, adverte.

O dia 10 também é o vencimento da primeira parcela para quem optar pelo parcelamento em 10 meses. E no dia 10 de março vence a última oportunidade de pagar em cota única, mas com desconto de 10%.

A meta de arrecadação com o IPTU esse ano é de R$ 82.982.838,00 e com as Taxas de Iluminação e Resíduos Sólidos e a Cosip é de cerca de R$ 53 milhões.

Serviço:

Locais para pagamento do IPTU: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e seus correspondentes bancários; Centros Lotéricos; Itaú; Banco da Amazônia; Banpará; Bradesco e Santander.

Passo a passo para emitir o boleto de pagamento do IPTU:

1) Acessar o item Emissão de 2ª via nos serviços online

2) digitar a inscrição imobiliária (número de 24 dígitos informado no canto superior direito do carnê do ano passado ou anterior;

3) escolher uma das formas de pagamento e

4) emitir o boleto.

Unidades de atendimento da Sefin

Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte

End.: Praça das Mercês, nº 23. Tv. Frutuoso Guimarães com R. Gaspar Viana.

Funcionamento: 8h30 às 16h

Posto de Mosqueiro

End.: Praça da Matriz (ao lado do Banpará)

Funcionamento: 8h às 14h (terça a sexta) e 8h às 13h (sábado)

Posto de Icoaraci

End.: R. Manoel Barata, 900.

Funcionamento: 9h às 16.

 

 

Texto: Ascom/Sefin

Foto: Oswaldo Forte-Comus

Veja também

FIQUE ATENTO AO RECOLHIMENTO ISS-PJ FEVEREIRO 2024

Considerando problemas técnicos que algumas empresas enfrentaram para converter Recibo Provisório de Serviços (RPS) em notas fiscais na competência 02/2024, as mesmas deverão encaminhar os valores referentes ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) PRÓPRIO e  RETIDO NA FONTE de maneira individualizada,   para a emissão das guias de recolhimento.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content