Projetos valorizam aprendizado da matemática na Semana de Ciência e Tecnologia

A partir de experimentos, jogos e brincadeiras os alunos mergulharam no mundo da matemática e gostaram do que aprenderam

Uma maneira diferente, interativa e divertida de compreender a matemática é a novidade entre os mais de 800 estudantes da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, no bairro do Guamá. Trata-se do projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: a matemática está em tudo”, executado por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) para celebrar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que compreende o período de 23 a 29 deste mês.

Durante o evento, alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participam de oficinas, mostras de vídeos, palestras e exposições de objetos matemáticos, softwares educativos e objetos de ensino de Física. A primeira ação realizada na Escola Municipal Milton Monte, na Ilha do Combu, reuniu mais de 500 alunos ribeirinhos em atividades como “A ciência móvel no Barco” e “A matemática da rasa de açaí”, na terça-feira, 24.

Caique Marques conseguiu fazer um pato a partir de formas geométricas

Emily Nascimento, de sete anos, mostrou entusiasmo e interesse na programação desta quarta-feira, 25. Aluna do 2º ano da Escola Padre Leandro, ela afirma que aprender matemática brincando torna tudo mais fácil. “Os colegas das escolas que tiverem a oportunidade de vivenciar esse momento com certeza se sentirão mais motivados na disciplina que nem sempre é agradável”, relatou a menina enquanto realizava o experimento da bolha de sabão.

O experimento teve início com a palestra “A matemática na bolha de sabão”, em que as crianças puderam compreender as formas geométricas, tamanhos e quantidade de lados. O evento prosseguiu na quadra poliesportiva da unidade com dinâmicas tecnológicas e exposição de jogos educativos, como o “Tangran”, que trabalha os formatos geométricos e o raciocínio lógico; “Geoplano”, que ensina a trigonometria e outros tipos de cálculos às crianças com baixa visão, entre outros.

Com experimentos variados os professores conseguiram a atenção e o interesse dos estudantes pela geometria

Encantado com a geometria, o aluno Caique Marques, de 10 anos, comemorou a concretização de seu projeto, um pato construído por meio das formas geométricas. “A gente já estudou isso na sala de aula, mas aqui eu peguei nas formas e consegui fazer um pato”, contou.

Outra atividade que também chamou a atenção da criançada foi o experimento da realidade virtual que disponibilizou dois óculos tecnológicos para visualização em 3D. Através deles, os estudantes observaram uma sala com variedade de formas geométricas com grande quantidade de lados. O objetivo dos softwares é estimular a imaginação para facilitar a aprendizagem durante as aulas.

Para diretora Marcia Cunha, o envolvimento e satisfação dos estudantes foram grandes no projeto e por este motivo, os professores da escola darão continuidade às atividades lúdicas. “Aqui na unidade, cerca de 70% dos estudantes afirmam não gostar da disciplina (matemática), mas hoje nós estamos prestigiando uma realidade diferente”, avaliou. “Nós continuaremos com este belíssimo trabalho coordenado pelo professor da UFPA, Marcos Diniz, e os resultados serão os melhores”, garantiu.

As próximas unidades previstas para receber o projeto na próxima quinta-feira, 26, são a Fundação Escola Bosque, na Ilha de Outeiro; e Unidade Pedagógica Faveira, na Ilha de Cotijuba. Pela manhã, a ações terão início às 9h. À tarde as atividades começarão a partir das 13h30.

Por Natasha Albarado