Semec e PM firmam parceria para estreitar relações e aumentar segurança nas escolas

Sete escolas situadas em áreas consideradas de maior vulnerabilidade terão atenção especial nesta primeira fase da parceria

Garantir o direito de ir e vir dos estudantes e dos profissionais da educação, além da tranquilidade no desenvolvimento das atividades educacionais são alguns dos objetivos da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar do Pará na manhã desta quarta-feira, 4, durante reunião realizada no Comando de Policiamento da Capital (PMPA), no bairro da Pedreira.

O encontro discutiu novos métodos e estratégias para a atuação da polícia dentro da comunidade escolar, como o estreitamento da comunicação entre as escolas e os Batalhões da PM, intensificação das rondas no entorno das escolas e ainda o diálogo com os gestores pedagógicos para discutir problemas emergenciais e acionamento de policiais.

Aproximação da comunidade escolar deve aumentar a segurança dentro e no entorno das escolas

Para a Diretora Geral da Semec, Socorro Aquino, a parceria será fundamental para fortalecer o trabalho desenvolvido nas escolas. “Vivemos hoje uma situação de insegurança em nível mundial, portanto, nossa maior preocupação é assegurar uma educação de qualidade e claro, com segurança para as nossas escolas”, pontuou.

As unidades de educação do município já desenvolvem projetos em parceria com diferentes órgãos do Estado e Município para promover mais segurança dentro da comunidade escolar. As iniciativas levam até essas comunidades ações integradas de cunho socioeducativo, para prevenir problemas como o uso de drogas, conflitos familiares e outras situações que impactam nas relações de segurança.  Atividades esportivas e artístico-culturais também são oferecidas aos estudantes para ocupar o tempo livre das crianças e adolescentes e fortalecer vínculos destes com a família e escola.

Com a parceria, Semec e PM pretendem promover mais segurança e tranquilidade no ambiente escolar

“A desestruturação familiar é um dos fatores que mais tem levado jovens ao caminho da violência e criminalidade”, destacou Socorro Aquino sobre as iniciativas para melhorar e fortalecer os vículos familiares e também da família com a escola.

Nesta primeira etapa da parceria, sete escolas situadas em áreas com alto grau de vulnerabilidade social, terão atenção reforçada nos bairros da Terra-Firme, Tapanã, Barreiro, Marambaia e outros.

Posteriormente, o projeto será estendido para um número maior de escolas, de acordo com as necessidades identificadas. “Continuaremos reforçando esse trabalho educativo e preventivo nas escolas”, informou o Tenente Coronel da PM Willams Chagas, que destacou que será oferecido assessoramento exclusivo às escolas por meio de uma rede de proteção.