DIREITOS – Escolas municipais participam da V Semana da Criança e do Adolescente

[metaslider id=2706]

Na manhã desta quarta-feira, 23, a Prefeitura de Belém participou da V Semana da Criança e do Adolescente, promovida pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), com apresentações culturais das escolas de Belém e serviços da Secretaria de Saúde (Sesma) e de assistência social da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), na praça da Bandeira. Este ano, o evento tem como tema “Direito Fundamental à Saúde de Crianças e Adolescentes”.

Programação – A programação da Semana se dividiu em dois lugares, com conferências sendo realizadas no auditório Nathanael Farias leitão, na sede do MPPA, para profissionais do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, além da comunidade em geral.

Já na praça da Bandeira, no bairro da Campina, foram ofertados atendimentos para crianças e adolescentes da rede de ensino e dos serviços sócio assistenciais do município e estado.

O público pode acompanhar a premiação do concurso de desenho e redação para Sarah da Silva, de 12 anos, aluna da escola Raimundo Arcanjo da Costa, do município de Oeiras do Pará, e de Ana Júlia Batista Cardoso, da escola Valeriano Lobato, da comunidade rural de Breves, ambos localizados no arquipélago do Marajó.

No estande do Ministério Público, a assitente social da entidade, Cecília Lima, orientou pais de alunos e demais transeuntes sobre o projeto Defesa da Filiação nas Escolas Públicas de Belém.

“É a partir do direito à filiação que a criança vai adquirir os demais diretos. Em parceria com as escolas, explicamos aos pais a importância da filiação e assim fica mais fácil e rápido fazermos o encaminhamento que a criança necessita”, destacou Cecília.

A dona de casa, Ana Beatriz Cabral Soares, de 19 anos, mãe da Maria Alice, de 1 ano, da creche municipal Wilson Bahia, no Curió-Utinga, se apresentou com a filha na dança do carimbó materno, e depois aproveitou que estava acompanhada de Felipe Matheus, pai da menina, para fazer o reconhecimento da filiação.

“Achei importante esse evento. Tem coisas que a gente não sabe que tem direto. E aqui foi muito rápido fazer esse procedimentos”, comentou Ana Beatriz.

Semec – A Secretaria Municipal de Educação (Semec) levou cerca de 280 crianças de 14 escolas da rede municipal para a praça da Bandeira, para se apresentar por meio de projetos que valorizam o direto da criança e do adolescente, como o projeto Cantar-o-Lar, idealizado pelo músico Salomão Habib.

Entre as escolas municipais estavam Rosenil Cordeiro, Wilson Bahia, Sacramenta, Alan Barbosa, Allan Kardec, Alzira Pernambuco, Comandante Klautau, Ernestina Rodrigues, Nestor Nonato de Lima, Sílivo Nascimento e Duas Irmãs.

Foi apresentado ao público o projeto Baú das Histórias, do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), vinculado à Semec, e promovida pintura corporal com a equipe de técnicos da educação infantil da Semec.

Sesma – Muita gente passou no estande da Sesma para colocar a vacinação em dia. A professora da rede estadual, Ana Elvira da Silva, que está gestante de oito meses e ainda não tinha encontrado a vacina DTPA, chamada de tríplice bacteriana, aproveitou para se prevenir.

“Toda vez que ia ao posto de saúde não encontrava e agora conclui todas as vacinas que precisava tomar. Agora estou me sentindo segura”, disse Ana Elvira.

Funpapa – A equipe técnica da Fundação João Paulo XXIII orientou as pessoas sobre o trabalho desenvolvido no Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para a garantia de direitos das crianças com a campanha “Trabalho Não é Brincadeira”, que combate ao trabalho infantil.

O evento também conta com o apoio do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Município e segue até sexta-feira, dia 25, com todas as atividades gratuitas ao público.

Texto: Tábita Oliveira
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um “Oi” no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.