ENEM – Alunos do Cursinho Municipal se aproximam cada vez mais do sonho de entrar para a universidade

[metaslider id=2877]

Após um ano de preparação, mais de 1.200 alunos participaram do segundo aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta sexta-feira, 08, no Cursinho Municipal. A programação especial do prédio que faz parte da administração da Prefeitura de Belém e fica localizado na avenida Alcindo Cacela, nº 2144, iniciou às 7h e segue até às 19h.

O aulão tem o objetivo de promover um momento especial para os alunos que vão participar do segundo dia do exame no próximo domingo, dia 10. Durante a programação foram compartilhadas dicas para a prova de Matemática e Ciências da Natureza, e, entre uma aula e outra, o professor de Educação Física, conhecido como Xocolate entrava nas salas e ficava responsável pela descontração dos estudantes com brincadeiras, músicas e também com agradecimentos.

“Na minha época não existia um cursinho maravilhoso como esse. E é muito especial pra mim poder levar um pouco de alegria e alto astral para essa juventude que vai fazer o Enem”, disse entusiasmado o professor. “Isso ajuda a tirar o estresse, agonia e deixa eles com o coração livre para fazer uma boa prova. Desejo que o resultado seja positivo para cada um deles”, completou.

ALUNOS – Do mais novo ao mais experiente, muitos alunos buscam o sonho de alcançar a universidade pública, mesmo diante das adversidades da vida, como conta Alaíse Amorim, de 19 anos, que está fazendo pela primeira vez o Enem e deseja cursar Psicologia. Ela é aluna do pólo do distrito de Outeiro. “A dificuldade financeira é o primeiro obstáculo. Moro com os meus pais em Outeiro e se não tivesse essa oportunidade lá, seria muito difícil. Quando eu passar, vou ser a primeira da minha família a entrar na universidade. Mesmo nervosa fiz uma boa primeira prova. E agora estou mais confiante”, comentou.

Aos 60 anos de idade, Ebenésio Pantoja, de 60 anos, sonha em cursar Serviço Social e conta que ao longo da vida enfrentou muitas dificuldades para continuar os estudos e que hoje está perto de realizar o sonho. “Meus pais tiveram nove filhos e passamos por muitas necessidades. Depois que terminei o colegial passei anos para fazer o 1° grau e depois mais um pouco para completar o 2° grau. Mas depois que me tornei missionário e comecei a viajar muito, tive vontade de fazer uma universidade”, comenta Ebenésio, que ressalta que este é o segundo ano que faz o Enem e que o cursinho vem ajudando muito.

Isac Brito, de 19 anos, morador do bairro da Condor, quer cursar Farmácia e também está fazendo o Enem pela segunda vez. “Me sinto preparado. A abordagem da matemática básica que o cursinho faz ajuda muito e eu sempre tive afinidade com as disciplinas de exatas, sempre foram minhas melhores notas”, comentou. “Vou alcançar a minha vaga”, destaca o aluno que afirma ter não ter condições de pagar um cursinho.

“Já tivemos as melhores notas de redação, no Brasil, acima de 960. Aprovamos até na Universidade de São Paulo, uma das mais concorridas do país. Este ano, implantamos a turma de medicina para dar oportunidade para o nosso aluno carente de estudar em uma turma especial”, enfatiza Henderson Ramos, coordenador do PVMB. “Implantamos uma turma em Outeiro. Sem falar na turma militar”, completou o coordenador, sobre as conquistas do preparatório.

Ainda na manhã deste sábado, 09, o cursinho vai estar de portas abertas para os alunos que vão poder tirar as últimas dúvidas com os professores. E no domingo, 10, os docentes e coordenadores do Cursinho Municipal vão estar no primeiro portão da Universidade Federal do Pará (UFPA) desejando boa prova aos candidatos.

CURSINHO – O Pré-Vestibular Municipal foi criado em 2015 pela atual gestão, para atender alunos de escola pública ou bolsista integral. Este ano, foi implantado um novo pólo em Outeiro, que funciona na Escola Bosque.

O grande diferencial do curso preparatório é o projeto Pró 1000, que trabalha a redação de uma forma global incluindo direito constitucional, filosofia, sociologia e artes. E, ainda, o projeto Pró Mais que reforça a matemática básica aos alunos.

As inscrições para o Cursinho, em 2020, vão começar em janeiro.

Texto: Tábita Oliveira
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um “Oi” no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.