ONLINE – Semec dá início à pré-matrícula para novos alunos da educação infantil

Want create site? With Free visual composer you can do it easy.
Ivana Aleixo, analista de sistema da Cinbesa, explica que o sistema criado pela companhia pode ser acessado de computadores, smartphones e tablets.

Desde que iniciou a pré-matrícula para novos alunos na rede pública municipal, no começo deste mês, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) detectou que o acesso ao procedimento, que neste ano está sendo feito somente por meio digital, teve em média 64,7% das solicitações feitas por smartphones. Nesta segunda-feira, 10, a Prefeitura de Belém, por meio da Semec, abriu o calendário de pré-matrícula de alunos novos para a educação infantil para o ano letivo de 2019.

Ainda segundo a Semec, o acesso às reservas de vagas tem sido feito por 32,8% dos interessados via computador e 2% por tablets. Para a titular da Semec, Socorro Aquino, a via digital é uma forma de facilitar vida de pais e responsáveis. “Constatar que o acesso está sendo feito mais por smartphones nos dá a certeza de que estamos no caminho correto. Hoje em dia, todo mundo tem um celular com acesso à internet, então, por esse motivo, as pré-matrículas estão mais facilitadas”, disse a secretária.

Para a titular da Semec, Socorro Aquino, a via digital é uma forma de facilitar vida de pais e responsáveis. “Constatar que o acesso está sendo feito mais por smartphones nos dá a certeza de que estamos no caminho correto”.

A secretária frisa que é importante também que o calendário das pré-matrículas seja respeitado, com o cumprimento de uma etapa de cada vez, e que os alunos sejam novos na rede. “São alunos que ainda não estão cadastrados na rede municipal. Desta segunda-feira à próxima, no dia 17, estamos matriculando os alunos da educação infantil. De 18 ao dia 21, será a vez do ensino fundamental ciclado, ou seja, o que compreende do 1º ao 9º ano. O ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) terá a pré-matrícula realizada entre os dias 26 de dezembro e 15 de janeiro de 2019”, detalhou Socorro Aquino.

Novos – A pré-matrícula on-line foi pensada para atender aos novos alunos e também para evitar filas. O link do site é http://prematricula.belem.pa.gov.br/#/ e logo ao ser acessado um banner apresenta as regras gerais da reserva de vaga.

“É importante informar que para os alunos que já fazem parte da rede a rematrícula deles já está assegurada”, explica Ivana Aleixo, da Cinbesa.

“É importante também informar que para os alunos que já fazem parte da rede a rematrícula deles já está assegurada. Depois que mapeamos todas as rematrículas, disponibilizamos as novas vagas e as colocamos à disposição”, explica Ivana Aleixo, analista de sistema da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), que criou o programa das matrículas on-line.

Ivana informa que o sistema criado pode ser acessado de computadores, smartphones e tablets. “Por todos os meios digitais é possível ter acesso à reserva de vagas. E em todos eles tem como emitir um comprovante, que é a segurança para que a matrícula seja concluída no final”, informou Ivana.

A pré-matrícula on-line é uma ação pioneira na educação em Belém. O Sistema de Informações de Gestão Acadêmica (Siga) está sendo utilizado para o cadastro dos novos alunos e gera um código para que seja efetivada a matrícula.

Facilidades – A Semec também está disponibilizando alguns pontos onde as pessoas que não têm acesso à internet podem recorrer para fazer a reserva da matrícula. “A sede da Semec está com um computador exclusivo para esse fim. Assim como as escolas às proximidades de onde as pessoas moram também estão preparadas pra isso”, explicou a titular a Semec.

O período de 26 a 28 de dezembro está destinado para a confirmação da matrícula. Os pais ou responsáveis pelos alunos devem comparecer à escola na qual fez a inscrição, munidos de documentação.

Os documentos são cópia do registro de nascimento ou carteira de identidade; cópia do comprovante de residência; ressalva ou histórico escolar, exceto para os alunos da educação infantil e os que nunca frequentaram uma escola; cartão com o Número de Identificação Social (NIS); cópia do CPF para os alunos que já possuam o documento e os maiores de 18 anos; cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS); carteira de vacinação para crianças da educação infantil; laudo médico para alunos com deficiência, caso possua; e para alunos inscritos no Programa Bolsa Família o responsável deverá apresentar o cartão do responsável pelo aluno beneficiário e/ou a folha resumo Cadastro Único (CadÚnico).

As cópias devem ser simples e legíveis, devendo ser apresentados os documentos originais para conferência.

O período de comparecimento à unidade para os alunos da categoria EJA será estendido até o final da pré-matrícula, no dia 15 de janeiro de 2019.

Serviço:

Calendário de pré-matrícula de novos alunos na rede de ensino público municipal. Até o dia 17, alunos da educação infantil; de 18 a 21, ensino fundamental ciclado (alunos do 1º ao 9º ano); de 26 de dezembro a 15 de janeiro de 2019, ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Acesso pelo site http://prematricula.belem.pa.gov.br/#

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.