ACCELERATE

ANO LETIVO 2019 – Semec ofertará 11 mil vagas não preenchidas na primeira chamada da pré-matrícula

Want create site? With Free visual composer you can do it easy.
A titular da Semec, Socorro Aquino, explica que esta primeira chamada ocorre porque muitos interesados erraram as informações da inscrição e pediram a anulação da matrícula, fazendo com que sobrassem vagas.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) abre inscrições, a partir desta quarta-feira, 16, para vagas não preenchidas nas escolas municipais na primeira chamada da pré-matrícula. Serão disponibilizadas 6.148 vagas para educação infantil e 5.233 para o ensino fundamental. A confirmação da vaga e efetivação da matrícula segue até o dia 25 de janeiro, com a entrega da documentação exigida na escola em que a criança será matriculada. A pré-matrícula é realizada na página eletrônica http://prematricula.belem.pa.gov.br, que apresenta na tela inicial as regras gerais para a reserva da vaga.

“Nós estamos fazendo essa segunda fase da pré-matrícula para o preenchimento das vagas porque muitos erraram as informações da inscrição e pediram a anulação da matrícula”, explica a titular da Semec, Socorro Aquino. “Foi uma luta muito grande para implementar a matrícula on-line. Foi positivo porque não houve reclamação, foi algo justo”, acrescenta.

A documentação necessária para a confirmação da matrícula é a seguinte: original e cópia do registro de nascimento ou da carteira de identidade; original e cópia do comprovante de residência; ressalva ou histórico escolar, exceto para os alunos da educação infantil e os que nunca frequentaram uma escola; cartão com o Número de Identificação Social (NIS); original e cópia do CPF para os alunos que já possuam o documento e os maiores de 18 anos; Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS); carteira de vacinação para crianças da educação infantil; laudo médico para alunos com deficiência; e para alunos inscritos no Programa Bolsa Família o responsável deverá apresentar o cartão do responsável pelo aluno beneficiário e/ou a folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico).

O coordenador de planejamento e da comissão de matrícula da Semec, Marcelino Coelho, afirma que a pré-matrícula on-line é um sistema que deu certo e que a confirmação pode ser realizada imediatamente na escola após a inscrição no site.

O coordenador de planejamento e da comissão de matrícula da Semec, Marcelino Coelho, afirma que a pré-matrícula on-line “é um sistema que deu certo, que dá a oportunidade de todos fazerem a matrícula”. Para os alunos que vão ser inscritos na primeira chamada, Marcelino indica que a confirmação pode ser realizada imediatamente na escola após a inscrição no site. “Os pais ou responsáveis podem fazer a pré-matrícula e ir direto para a escola confirmar essa inscrição”, completa.

Garantir a matrícula na rede municipal de ensino nunca foi tão prático. Sem filas, a Semec inscreveu 11,8 mil novos alunos para o ano letivo de 2019 com a pré-matrícula on-line, um serviço pioneiro na educação em Belém. As solicitações foram feitas, na maioria, por smartphones, com 62,9% dos acessos. As 11.690 vagas não preenchidas serão ofertadas novamente pela plataforma digital entre o dia 16 e 24 de janeiro.

A pedagoga Kize Magalhães matriculou o filho, Álvaro Neto, de 7 anos, na Escola Ernestina Rodrigues no sistema de pré-matrícula on-line da Semec e aprovou a iniciativa.

A pedagoga Kize Magalhães matriculou o filho, Álvaro Neto, de 7 anos, na Escola Ernestina Rodrigues no sistema de pré-matrícula on-line da Semec e aprovou a iniciativa. “Uma amiga minha, que o filho dela estuda no Ernestina, que me falou que iria começar a matrícula pela internet. A experiência foi muito boa. Eu não sabia que tinha vaga à tarde até conseguir matricular ele”, diz.

Kize escolheu a escola por indicação dos amigos. “Foi indicação de várias pessoas que disseram que o colégio é bom, então eu fui ver como é, porque eu nunca o coloquei em colégio público”, conta a pedagoga. “Eu gosto de colégio em que o aluno vai se empenhar, ter um bom desenvolvimento nos estudos”, acrescenta.

Vindo da rede particular, Álvaro está ansioso para iniciar as aulas na nova escola. “A expectativa está alta. Todos me disseram que o colégio é bom. E ele toda hora pergunta ‘mãe, quando é que começa?’”, revela a pedagoga. O garoto vai cursar o 2º ano do ensino fundamental a partir do dia 21 de janeiro, quando o ano letivo municipal 2019 se inicia.

Matrículas – Ao todo, 19.041 vagas foram ofertadas pela rede municipal de ensino, sendo a maioria para a educação infantil, somando 10 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos. No total de alunos inscritos, a maioria também foi de crianças para a educação infantil, com 7,7 mil vagas preenchidas.

Para o ensino fundamental ciclado, do 1º ao 9º ano, foram disponibilizadas 5,6 mil vagas e dessas, 3,3 mil foram preenchidas. Dos 11,8 mil novos alunos inscritos, nem todos confirmaram a matrícula, gerando um excedente de vagas.

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) já foram inscritos cerca de 830 novos alunos. Com 3,3 mil vagas a serem preenchidas.

Os dispositivos favoritos para o acesso ao site da pré-matrícula são smartphones, logo depois vêm os computadores, com 32,1% dos acessos. E o restante com outros dispositivos, como tablets.

Texto:

Vanessa Pinheiro

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.