APRENDIZADO – Escola inaugura brinquedoteca e estimula o desenvolvimento emocional de alunos

Os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Revoar das Andorinhas, localizada no bairro Maracangalha, foram beneficiadas com a inauguração de uma brinquedotecaOs estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Revoar das Andorinhas, localizada no bairro Maracangalha, foram beneficiados com a inauguração de uma brinquedoteca, na última quarta-feira, 3. O espaço, totalmente estruturado com atividades lúdicas, jogos, brinquedos, livros, gibis e DVD´s infantis, é vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semec), e trabalhou em conjunto com o corpo pedagógico para a criação da brinquedoteca.

“Formar uma brinquedoteca não é apenas escolher brinquedos, agrupá-los e organizá-los. Os brinquedos devem proporcionar a diversão e criar uma relação entre crianças e adultos, favorecendo o aprendizado. A nossa brinquedoteca está organizada pedagogicamente, com brinquedos e jogos educativos”, explicou o diretor da escola, Afonso Cardoso.

De acordo com a direção da escola, na brinquedoteca as crianças aprendem a lidar com o emocional, psicológico e com questões culturais

De acordo com a direção da unidade, na brinquedoteca as crianças aprendem a lidar com o emocional, psicológico e com questões culturais. “As atividades da brinquedoteca favorecem o desenvolvimento de habilidades, como cooperação, liderança e competição. Possibilitando a noção de respeito pelo outro e por si mesmo, bem como sua autoimagem e autoestima”, acrescentou Afonso.

A escola também desenvolve o projeto “Corredor da Leitura”, que tem como objetivo estimular os pais das crianças na prática da leitura, disponibilizando livros à eles para que potencializem o gosto pela leitura nos filhos. “A cada sexta-feira, um pai de aluno é convidado a contar uma história na escola. E no final do semestre será realizado um sarau literário, com a participação de alunos, pais, professores e escritores convidados”, finalizou o diretor.

Texto:
Amanda Cardoso