CÂMARA MUNICIPAL – Audiência pública apresenta ações desenvolvidas pelo Crie

Hoje, aproximadamente 400 crianças com autismo estão inseridas na rede municipal de ensino de Belém

Dando continuidade a programação da III Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), da Prefeitura de Belém, alunos e professores do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie), vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semec), estiveram na Câmara Municipal de Belém na manhã desta quinta-feira, 4, para apresentar as ações realizadas na rede pública de ensino com o objetivo de sensibilizar vereadores a respeito dos direitos do autista.

Atualmente, aproximadamente 400 crianças com autismo estão inseridas na rede municipal de ensino de Belém. Com uma equipe multiprofissional, formada por terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, pedagogos e psicopedagogos, o Crie atende de duas a três vezes por semana, a partir de um plano de desenvolvimento individualizado e em grupo para despertar habilidades e talentos das crianças.

“Já estamos na III Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo com a formação dos professores, com capacitação e palestras para os familiares também. O nosso aluno consegue ser verdadeiramente incluído nas salas de ensino regular juntamente com as outras crianças que têm saúde integral” disse a coordenadora do Crie, Denise Costa.

Glauco Manoel Bastos (ao centro) recitou o poema “O menino azul”, de Cecília Meireles

Programa – A coordenadora Denise Costa apresentou o Programa de Atendimento aos Transtornos do Espectro do Autismo (PROATEA) que, por meio de atividades lúdicas, juntamente com o atendimento psicopedagógico, de linguagem, psicomotricidade, informática educativa e vivências sociais em espaços externos, fortalece a inclusão.

Para mostrar o resultado dessas ações educativas, o Crie levou a aluna Yasmim Lima do Vale, de 7 anos, da Escola Amância Pantoja, para uma apresentação da música “Carinha de Anjo”. Acompanhada da professora Ângela Draugon, Yasmim pode mostrar o seu talento e desenvoltura para as artes cênicas.

“Quando ela fez 5 anos, começou a apresentar alguns sinais de hiperatividade. Fomos à neurologista que me falou que ela era autista. Mas a gente nunca aceita, mas já estamos aceitando. Esse acompanhamento está muito bom. Ela não sabia desenhar, nem usar as cores. Ela não ia se desenvolver bem, se não tivesse acompanhamento. A escola é muito boa”, contou Inara Lima do Vale, mãe de Yasmim.

Outro aluno que se apresentou foi Glauco Manoel Bastos, de 10 anos, da Escola Ruy Britto. Ele recitou o poema “O menino azul”, de Cecília Meireles. “Quando ele fez 3 anos, tivemos o diagnóstico, o que ajudou na melhora que o Glauco tem hoje, já que participa de vários projetos”, conta Catarina Bastos, mãe do Glauco.

A aluna Yasmim Lima do Vale, que cantou a música “Carinha de Anjo”, e a mãe Inara do Vale

Glauco é aluno da Semec desde os 2 anos e sempre teve acompanhamento. Aos 9 anos, ele conseguiu ler e escrever. Mas com o autismo veio a hiperatividade. “Ele teve a fase que não falava nada, a fase em que só apontava para comer, beber, a de se bater e se machucar, morder e de correr na rua. Falo sempre para todos os pais ‘acreditem no filho de vocês’, é uma fase e a gente tem que estar preparado para cada uma delas”, reforça Catarina.

Da audiência pública participaram ainda representantes da ONG Atenção Multidisciplinar, Orientação e Respeito para o Autismo (Amora), da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Texto:
Tabita Oliveira