«

»

Prefeitura de Belém amplia horário de funcionamento do BRT

35ae5e83-851d-4378-a817-ef9d77940d9fComeçou a valer nesta quarta-feira, 07, o novo horário de funcionamento dos ônibus articulados do BRT. Agora, a população poderá utilizar o serviço de segunda a sábado, nos horários de 6h30 às 18h30. Sendo que no período de 6h30 às 8h, as viagens ocorrerão a cada 15 minutos, enquanto que das 8h às 18h30, as viagens deverão ocorrer de 20 em 20 minutos.

Moradora do conjunto Panorama XXI, no bairro do Mangueirão, a estudante Vanessa Moraes aprovou a ampliação do horário. Ela, que faz cursinho pré-enem em uma instituição de ensino localizada no bairro de São Brás, aproveitou o novo horário para utilizar o serviço do BRT pela primeira vez. “Para ir à aula precisava embarcar em um dos ônibus expressos que fazem a integração no Terminal Mangueirão, quando soube da mudança vim experimentar a viagem pelo BRT. Realmente, a viagem é bem mais confortável e acho que esse novo horário vai ajudar bastante a atender as necessidades de quem precisa se deslocar mais cedo para São Brás”, comemorou.

De acordo com a titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Paula Grossinho, a determinação para que a ampliação do horário de serviço comecasse a valer a partir desta quarta-feira já havia sido encaminhada às empresas responsáveis em operar os ônibus articulados do BRT desde a semana passada, com o envio das ordens de serviço. “Logo no início da operação, quando houve a fase experimental do BRT, o serviço era ofertado em um horário diferenciado e foi se adequando até o funcionamento anterior. Agora, já identificamos uma nova necessidade da população e por isso determinamos esta ampliação”, disse.

Integração

Além disso, a Semob também está definindo a logística das novas linhas que deverão fazer a integração. Atualmente, os bairros mais atendidos são Tapanã, Maguari, Tenoné, Cordeiro de Farias, Jardim Sideral, Icoaraci e Outeiro. “Em breve também ampliaremos esse serviços para outros pontos, como a UFPA”, avisou Ana Paula.

Por Ricardo Miranda

Foto: Oswaldo Forte