«

»

Cuidados com crianças no trânsito são tema de blitz educativa do Dia das Mães

fc8c5487-c2a2-47f2-9413-4b6eec3a889fA Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realizou na manhã desta sexta-feira, 11, uma blitz educativa especial em homenagem às mães. Na ação, agentes educadores da Semob abordaram as mães ou responsáveis pelos alunos do ensino infantil do Colégio Santa Rosa, localizado na rua dos Tamoios, bairro de Batista Campos, com orientações sobre segurança no trânsito, transporte adequado de passageiros, principalmente os menores de 10 anos, que devem ser transportados sempre no banco traseiro, entre outras.

“O cuidado de uma mãe para com seus filhos é muito grande. Elas são as primeiras a verificar se os filhos já se alimentaram, se estão bem de saúde, se estão felizes… Esse cuidado também precisa se estender ao trânsito”, disse a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.

A motorista Caroline Delvaux chegou apressada para que sua filha, Rafaele, de 8 anos, conseguisse entrar a tempo no colégio. Quando ela chegou, não havia vaga disponível em frente à instituição para a criança desembarcar, então ela parou o veículo um pouco mais adiante e voltou a pé para a entrada do colégio. “Sempre procuro dar o exemplo para ela, seja parando em local permitido ou utilizando o cinto de segurança. Ela não gosta muito, acha que não é necessário por estar sentada no banco de trás, mas com as orientações dos educadores espero que essa regra penetre na cabecinha dela”, afirmou.

Alessandra Coelho é o que se convencionou chamar de mãe por duas vezes. Ela, que é moradora das proximidades da escola, levou a neta, Ágata Caroline, estudante do maternal, para a aula e utilizou a faixa cidadã para fazer a travessia. Ela contou que sempre utiliza as faixas ou espera nos semáforos, mas por conta do fluxo intenso de veículos muitos motoristas acabam não respeitando o direito do pedestre: “Certo dia um motociclista chegou a parar para que nós atravessássemos, porém um taxista não fez o mesmo e colidiu na traseira da moto. Ou seja, alguns motoristas respeitam, outros ainda precisam ser mais conscientes.

A blitz educativa de Dia das Mães integra a programação do Maio Amarelo, mês comemorado internacionalmente como alerta para a necessidade de mais segurança no trânsito. A blitz terá continuidade ainda nesta sexta-feira, 11, no horário de saída dos alunos do colégio Moderno, localizado na avenida Gentil Bittencourt.

Por Ricardo Miranda

Fotos:  João Gomes