«

»

Prefeitura de Belém garante tranquilidade e segurança no Carnaval em Belém e distritos

Enquanto muita gente pega a estrada para cair na folia, a Prefeitura de Belém estará nas ruas da capital e distritos com força total para garantir um trânsito seguro e conforto para os brincantes nos dias de desfiles de blocos e escolas de samba em Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci. Ao todo, 135 homens da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), entre agentes de trânsito, agentes de transporte, equipe de educação e apoiadores operacionais estarão em escala de revezamento de 24h a partir das 6h desta sexta-feira, 01 até a Quarta-feira de Cinzas, 06.

Com foco em garantir a fluidez na saída de Belém, agentes estarão posicionados já a partir desta sexta em pontos estratégicos como nas esquinas da avenida Almirante Barroso com Júlio César e Tavares Bastos, e também na esquina da Tavares Bastos com Pedro Álvares Cabral, e Centenário com Augusto Montenegro.

Em Icoaraci, o desfile que ocorre hoje, fechará a rua Quinze de Agosto, entre as travessas São Roque e Berredos, e as rotas de desvios serão orientadas pelos agentes no local. Na quarta, 06, agentes também darão apoio ao desfile do tradicional bloco Rabo do Peru.

Mapa - Interdição e desvio de rota de ônibus - Outeiro-04

Para Mosqueiro estão sendo deslocados 25 agentes, em quatro viaturas e duas motos. Além da orientação e fiscalização no trânsito em geral. No domingo, 03, eles farão o bloqueio da rua do Aeroporto, da rua Artur Pires Teixeira até a rua Rodrigues Pinajé, para o desfile oficial das escolas de samba do distrito, a partir das 16h até o término da programação. Na segunda, 04, e terça-feira, 05, em virtude do desfile de blocos na rua Nossa Senhora do Ó, haverá bloqueios na rua Coronel José do Ó em dois pontos: com a travessa Coronel José Mota e com a rua Siqueira Mendes. Todo o tráfego que circularia na Nossa Senhora do Ó, portanto, será transferido para a Coronel José do Ó.

Mapa - Interdição e desvio de rota de ônibus - Outeiro-05

Em Outeiro, o desfile ocorre na Terça-Feira Gorda, especificamente no chamado estacionamento da Água Boa, que não tem fluxo de veículos. As avenidas Nossa Senhora da Conceição e Paulo Costa, que dão acesso à área, estarão livres para o tráfego de veículos pequenos porém, em virtude do grande número de pedestres circulando pelo local, os ônibus serão desviados da Nossa Senhora da Conceição para a avenida das Mangueiras e rua 16 de Novembro, até acessar a Paulo Costa.

Mapa - Interdição e desvio de rota de ônibus - Outeiro-06

Segurança – Agentes de segurança da Guarda Municipal de Belém também vão ser deslocados para garantir um Carnaval de Paz nos distritos.

Em Mosqueiro haverá o reforço de 20 agentes do Grupamento de Ações Táticas (GAT), duas viaturas e seis motocicletas do Grupamento de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). A inspetoria do distrito, que já tem 35 agentes, ficará responsável pela segurança da Praça Matriz.

No dia do desfile, na rua do Aeroporto, 135 guardas farão a segurança do evento em regime de escala extra.

Nesta sexta, 01, o distrito de Icoaraci irá atuar com 57 agentes e quatro viaturas durante o desfile das escolas e blocos carnavalescos. Também em Outeiro, 135 homens e quatro viaturas serão destacados para garantir a segurança dos foliões do distrito na terça-feira, 05.

Cotijuba também terá o apoio de agentes da Guarda Municipal de Belém durante a programação de domingo.

 

*Com colaboração de Thais Veiga (GMB)

Texto: Esperança Bessa
Arte: Ademilton Jr.