«

»

Ação educativa orienta pedestres sobre travessia segura

Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

bcca8ef0-2d48-4f8b-8d00-120bcbec2bf4Na manhã desta sexta-feira, 10, a Divisão de Educação para o Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) promoveu, a partir das 7h na esquina da avenida Nazaré com a travessa Quintino Bocaiúva, uma ação de educação de pedestres que deu orientações sobre a travessia segura e nos locais adequados, além de lembrar condutores de automóveis, motos e ônibus que no trânsito o pedestre tem sempre prioridade.

A iniciativa é parte da programação do Movimento Maio Amarelo, que surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é garantir uma ação coordenada entre poder público e a sociedade civil, colocando em pauta a temática da segurança no trânsito.

De forma bem-humorada, arte-educadores da Semob encenaram esquetes apresentando as duas situações mais comuns no trânsito na capital: um ciclista flagrado pedalando sobre a faixa de pedestre – quando a forma correta é ele descer da bicicleta para fazer a travessia – e um pedestre atravessando a pista distraído – quando deveria manter a atenção voltada ao que está ocorrendo ao redor.

“O objetivo da ação é que a mensagem penetre de forma mais eficaz na mente do cidadão, por isso a encenação é feita de forma lúdica. Dessa forma buscamos despertar a consciência de que o trânsito é feito por todos e que por isso cada um deve fazer sua parte para que ele se torne mais seguro”, disse a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.

Enquanto aguardava o sinal abrir para poder atravessar, a estudante de nutrição Dryele Melo observava atentamente a encenação. “É preciso haver respeito sempre, sobretudo para quem tem dificuldades de locomoção. Infelizmente é muito comum presenciarmos situações em que o pedestre é desrespeitado por motoristas imprudentes, que buzinam para quem ainda está atravessando. Então acredito que ações de conscientização como essa são muito importantes”, afirmou.

O gerente de projetos Fábio Andrade afirma que sempre procura fazer a parte dele em prol de um trânsito mais seguro. Ele é morador do Rio de Janeiro e está em Belém a trabalho, mas conta que muitos problemas de trânsito identificados no município ocorrem também em outras localidades. “Alguns problemas acabam sendo os mesmos, como o fechamento de cruzamentos, o avanço de sinal… Mas é necessário que todos façam a sua parte para diminuir o número de acidentes”, frisou.

Uma nova ação educativa voltada à segurança dos pedestres deverá ser realizada no dia 17 de maio, em frente aos colégios Ideal e Pequeno Príncipe Avante, localizados na avenida Augusto Montenegro, também a partir das 7h. Nela também serão repassadas aos pais e responsáveis dos estudantes orientações sobre a importância do serviço de transporte escolar regulamentado.

As ações promovidas pela Prefeitura de Belém na programação do Movimento Maio Amarelo privilegiam a conscientização de todos os atores envolvidos no trânsito. Na primeira semana a atenção foi voltada aos motociclistas, com o lançamento dos bolsões de espera para veículos motorizados de duas rodas, e nesta segunda semana as atenções estão sendo voltadas aos pedestres.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Texto: Ricardo Miranda
Fotos: João Gomes/COMUS
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.