«

»

Mais de 130 projetos de sinalização foram executados no primeiro semestre

Want create site? With Free visual composer you can do it easy.
2019.05.03 - PA - Belém - Brasil: Semob lança Bolsão de Motos.

2019.05.03 – PA – Belém – Brasil: Semob lança Bolsão de Motos.

Para garantir a segurança de pedestres, ciclistas e condutores de veículos particulares e coletivos no trânsito, a Prefeitura de Belém vem implantando e revitalizando a sinalização viária em diversas vias do município. Mais de 130 projetos de sinalização foram executados pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) só nos seis primeiros meses desse ano.

Entre as principais vias que receberam os serviços estão as avenidas Duque de Caxias (no bairro do Marco), Dr. Freitas, (bairro do Souza), Centenário (Mangueirão), Governador José Malcher (São Brás e Nazaré), Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral (Telégrafo e Sacramenta), Engenheiro Fernando Guilhon (Cremação), José Bonifácio (Guamá), travessas Padre Eutíquio (Condor e Campina) e Quintino Bocaiúva (Nazaré). Os projetos contemplaram diversos tipos de sinalização, como legendas, eixos de via, semáforos, faixas de pedestres, limite de velocidade, placas educativas, faixas de retenção, área para embarque e desembarque, estacionamento, etc.

“Os serviços são executados a partir de um cronograma montado previamente pelo corpo de engenharia da SeMOB, que antes de tudo realiza estudos técnicos que identificam as problemáticas de sinalização viárias. Quando esses estudos são concluídos, verificamos quais são as necessidades mais urgentes, por exemplo, se no local basta apenas a pintura da sinalização ou se antes de tudo a via precisa ser recapeada ou receber serviços de tapa-buracos”, explicou o diretor geral da SeMOB, Carlos Valente. “Quando constatamos que a via necessita apenas da sinalização, incluímos imediatamente no cronograma de serviços, porém, quando o problema é maior, entramos em contato com as secretarias pertinentes para resolver a situação e só depois, quando esses problemas são resolvidos, é que entramos com a sinalização”, completou.

Educação – A partir da implantação de uma nova sinalização viária, a Prefeitura de Belém dá início a uma ampla campanha educativa para informar a população local e também os frequentadores daquela localizada para que tenham ciência da nova concepção de circulação. Exemplo disso foram as campanhas realizadas durante o mês de maio ao longo da avenida Duque de Caxias, Centenário e travessa Padre Eutíquio, que receberam os projetos de bolsões de espera para veículos motorizados de duas rodas. “As ações educativas são realizadas em duas frentes: na primeira abordamos os condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas, na segunda vamos de porta em porta nas residências e entramos nos estabelecimentos comerciais, em todas as abordagens distribuímos panfletos informativos para que a pessoa leia mais atentamente mais tarde e também para que a informação circule de forma mais eficaz”, disse a chefe da divisão de educação para o trânsito da SeMOB, Tatiane Pinheiro.

Licitação – Em breve, outras vias de grande circulação serão contemplados com nova sinalização a partir de uma licitação para sinalização. O processo já foi enviado à Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep) que irá aplicar a nova concorrência pública.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Texto: Ricardo Miranda
Fotos: Oswaldo Forte
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.