«

»

Novas linhas de ônibus de Icoaraci integram o Sistema BRT

Want create site? With Free visual composer you can do it easy.
2019.11.01 - PA - Belém - Brasil: Estações e Terminais do BRT na avenida Augusto Montenegro. Terminal Tapanã.

2019.11.01 – PA – Belém – Brasil: Estações e Terminais do BRT na avenida Augusto Montenegro. Terminal Tapanã.

Neste sábado, 23, uma nova linha de ônibus passou a integrar no terminal Maracacuera. A linha 875 – Paracuri/Icoaraci se uniu às linhas 879 – Outeiro/Brasília, 881 –  Paricás/Águas Negras, 882 – Fama/Fidélis e 883 – Outeiro/Itaiteua, que já realizavam integração com os ônibus articulados do BRT e com as linhas troncais de veículos padron, e não mais seguirá viagem para o bairro de São Brás.

Já na próxima segunda-feira, 25, será a vez da linha 872 – Icoaraci/Almirante Barroso se tornar uma linha alimentadora. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), as linhas alimentadoras podem ser identificadas pelos letreiros localizados à frente dos coletivos. “O objetivo é evitar que o usuário se confunda quando embarcar no ônibus já que, com a mudança, o bairro de São Brás não é mais indicado como ponto de retorno, mas sim o Terminal Maracacuera”, informou o superintendente da SeMOB, Gilberto Barbosa.

Horários ampliados –  Outra novidade é que com a crescente demanda de usuários, o Terminal Maracacuera iniciará operação todos os dias às 4h30, inclusive aos feriados, para atender as linhas troncais, seguido dos demais terminais e estações ao longo das avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso, e encerrará à meia-noite, quando o último veículo retornar. Enquanto isso, os ônibus articulados do BRT permanecerão operando de segunda a sábado, de 6h às 20h.

“Com isso também haverá ampliação na oferta de linhas troncais. Atualmente temos 20 ônibus padron saindo do Maracacuera, mas, a partir dessa segunda, esse número subirá para 50 veículos”, anunciou Barbosa.

Acesso ao sistema BRT – No dia 30 de novembro está programada pela SeMOB outra mudança com relação à integração das linhas alimentadoras com o Terminal Maracacuera para acessar os veículos BRT ou as linhas troncais. Ela só será possível mediante apresentação do cartão de acesso.

Quem possuir Vale Digital, Passe Fácil Estudantil, Sênior ou Passe Especial poderá fazer o acesso diretamente, sem pagar uma nova passagem. Quem não tiver nenhum desses cartões precisará do Cartão Expresso, que já pode ser adquirido e alimentado em qualquer terminal ou estação do sistema BRT ao custo de R$ 1, podendo também ser carregado com o valor que o usuário desejar.

Esse sistema de cartões será fundamental, não só para a integração, como para o embarque de passageiros nas linhas troncais ao longo do trajeto em direção ao centro de Belém, fora da canaleta, já que não haverá a presença do cobrador no veículo.

O estudante que utiliza o Passe Fácil Estudantil também conta com outra mudança em seu cartão, podendo habilitá-lo para receber créditos. Para isso o estudante pode se dirigir ao posto de atendimento do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), situado no mercado de São Brás, para solicitar a conversão.

Dessa forma, ele já não precisará andar com dinheiro em espécie para efetuar o pagamento da tarifa urbana, podendo alimentá-lo com o valor que quiser e debitar a tarifa da meia passagem diretamente do cartão.

Texto: Ricardo Miranda
Fotos: João Gomes
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.