Discurso de posse de Edmilson Rodrigues ressalta compromisso com o povo

No primeiro pronunciamento como prefeito de Belém, assim que tomou posse na Câmara Municipal, Edmilson Rodrigues ressaltou que permanecerá fiel ao projeto escolhido pelo povo ao elegê-lo. Mesmo sem os números reais sobre as dívidas da Prefeitura, o prefeito inicia o mandato apresentando o projeto de lei que institui o “Bora Belém”, o programa de transferência de renda para o combate à fome, compromisso de campanha do novo gestor.

Edmilson ficou emocionado ao relatar os sentimentos juvenis e a honra em retornar ao governo de Belém para a terceira gestão depois de 16 anos. Ele relembrou as gestões anteriores, de 1997 a 2004, e listou os projetos e realizações conseguidos à época. Apontou que muitas dessas conquistas foram deixadas de lado ao longo desses anos e que hoje, os desafios se mostram tão grandes quanto à época.

O prefeito falou ainda sobre as incertezas a respeito da quantidade exata de dívidas herdadas. “Não sabemos a real situação do caixa da Prefeitura para honrar os gastos feitos pelo governo que sai e que não foram pagos, deixando essas dívidas para serem pagas a partir deste ano. E não sabemos a realidade porque, infelizmente, o governo que hoje deixa a Prefeitura não informou à nossa Comissão de Transição sobre esses números”, apontou.

Mas o discurso seguiu falando de esperança e em honrar a escolha do povo numa cidade que cuidasse dos cidadãos. Edmilson reforçou que esse cuidado será a missão desse mandato. A primeira fala do prefeito também deu ênfase à escolha feita pelo povo nas urnas, que rejeitou um projeto autoritário e apontou o reforço do exercício da democracia. “O povo de Belém declarou nas urnas o desejo por uma cidade que respeite os diferentes e combata as desigualdades. E é isso que vamos fazer, independentemente das dificuldades herdadas”, declarou o prefeito.

O prefeito também reforçou a importância da participação popular neste mandato, com olhar para a cidade e os cidadãos, com serviços que alcancem a todos e não apenas uma parcela da população. Ao declarar essa urgência, Edmilson Rodrigues pediu que a Câmara aprove o projeto de renda básica às famílias em maior vulnerabilidade social. “Neste primeiro dia como prefeito de Belém, começamos a colocar em prática o programa, encaminhando a esta Casa um projeto de lei para a sua implementação. E aproveito, desde já, para pedir o apoio de todos os vereadores e vereadoras para a sua aprovação assim que os trabalhos legislativos iniciarem”, disse, conclamando os vereadores, reconhecendo a importância desses no processo de tomada de decisões.

Pandemia e enchentes

O prefeito não esqueceu do momento pelo qual o mundo passa e se declarou totalmente ciente da importância de uma rede básica de atendimento à saúde que possa acolher todos os munícipes no momento tão esperado da vacinação contra o coronavírus. “Assim como faremos na área da saúde para enfrentar a pandemia do coronavírus, fortalecendo a rede de municipal de saúde, construindo o Centro para o tratamento de pessoas vítimas da covid para reduzir as possíveis sequelas da doença e preparando a cidade para o recebimento e aplicação das vacinas”, se comprometeu.

O discurso também contemplou as ações urgentes de cuidado com a cidade, como a limpeza de canais e o recolhimento e a destinação do lixo. “Medida que adotamos em regime de urgência, da mesma forma que trataremos o combate às enchentes e alagamentos – em cooperação com o governo do Estado, desenvolvendo ações de limpeza e desassoreamento de rios e canais”, disse.

O discurso terminou pedindo para a população se unir à administração para cuidar da cidade e das pessoas, reforçando a importância da participação de todos na construção de uma cidade mais justa, sustentável, acolhedora e principalmente convocando a população a ter esperança.

TEXTO: Márcia Lima.