Governo de Edmilson Rodrigues tem 50% de mulheres no comando

Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

Dentre os 37 titulares de secretarias, coordenações e fundações empossados pelo novo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, neste sábado, 2, 18 são mulheres, o que equivale a quase 50% dos cargos de titularidade das pastas da administração direta e indireta. Tamanha representatividade feminina nas posições de tomada de decisão configura um ineditismo na administração da capital paraense.
Elas são reconhecidas pela competência em suas áreas de conhecimento. Esse time de alto nível terá o desafio de pensar e implementar políticas em favor dos belenenses, em especial, dos que mais precisam.
“A minha emoção é ver o maior corpo de funcionários com presença de mulheres, atuando em áreas estratégicas como saneamento, transporte e educação, e em quase todas as áreas, inclusive, mulheres indígenas ou negras”, declarou Edmilson no ato de posse da nova equipe. “É uma honra para mim estar iniciando o terceiro mandato comandando essa revolução em termos de respeito aos direitos de participação de mulheres”, acrescentou.
A presença delas é um sinal de democratização da gestão, coordenada por Edmilson e pelo vice, Edilson Moura, e ajuda a superar a invisibilidade das mulheres nos espaços de poder.

 

Quem são elas

 

Ana Valéria Borges
A engenheira civil Ana Valéria Borges assume a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Ela tem mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É técnica em Regulação de Serviços Públicos na Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA), onde também gerenciou grupos técnicos de Transportes e Saneamento.

Bruna Cavalcante
A Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae) tem como nova titular Bruna Cavalcante, que é graduada em Tecnologia de Alimentos pela UEPA, especialista em agricultura familiar e desenvolvimento agroambiental da Amazônia pela UFPA.

Carolina Quemel
Carolina Quemel, graduada em Administração e Gestão Pública, assume como secretária municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel). Ela é vice-presidente do Diretório Municipal do PDT, tesoureira do Diretório Estadual do partido e presidente estadual da Ação da Mulher Trabalhista, o movimento de mulheres da legenda.

Christiane Ferreira da Silva
A delegada da Polícia Civil do Pará, Christiane Ferreira da Silva, assume a direção da Defesa Civil. Ela é graduada em Direito pela UFPA e tem especializações em Gestão Estratégica em Defesa Social e em Processual Penal e Direito Penal. Foi delegada geral adjunta, diretora do Atendimento a Grupos Vulneráveis e da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e vice-presidente do Programa de Proteção à Criança e Adolescente Ameaçada de Morte.

Edna Maria Sodré D’Araújo
A consultora jurídica do Município de Belém, advogada e historiadora Edna Maria Sodré D’Araújo, assumiu a presidência do Instituto de Previdência dos Servidores do Município (IPMB). Ela é servidora de carreira há 16 anos, com especializações em Direito Previdenciário, Direito Administrativo e Administração Pública.

Ellana Silva
Ellana Silva, cientista social formada pela UFPA e pós-graduada em Sociologia pela UEPA, é a nova administradora regional de Icoaraci (ADIC). Ela é conselheira estadual de Educação, ex-conselheira do Fundeb, foi gestora do projeto de leitura e bibliotecas comunitárias da Imprensa Oficial do Estado (IOEPA) e pesquisadora.

Georgina Tolosa Galvão
A economista Georgina Tolosa Galvão é a coordenadora-geral do Fundo Ver-O-Sol. Pós-graduada em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas e em Planejamento do Desenvolvimento, pela UFPA. Ela é servidora efetiva da Secretaria Estadual de Emprego e Renda do Estado do Pará e foi secretária municipal de Finanças e presidente da Funpapa.

Inês Silveira
Especialista em Organização de Eventos, Inês Silveira assumiu a Chefia do Cerimonial do Gabinete do Prefeito Edmilson Rodrigues. Ela foi chefe do Cerimonial nas primeiras gestões dele e também presidiu a Belemtur. É formada em Turismo pela UFPA, com especializações em Organização de Evento, Ecoturismo e Turismo para o Mercosul.

Ivanise Gasparim
Graduada em Direito e Psicanálise, é a secretária municipal de Saneamento (Sesan). Ela foi vereadora, secretária estadual de Trabalho, Emprego e Renda, secretária municipal de Economia e coordenadora do projeto de combate à pobreza rural do Instituto Interamericano de Combate à Pobreza, em Brasília.

Jane Patrícia Gama
Servidora de carreira da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Jane Patrícia Gama assumiu a Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS). É graduada em Línguas Portuguesa e Espanhola com especialização em Políticas Públicas de Igualdade Racial pela UFPA. É ativista dos movimentos negro, afro-religioso e LGBTQI+, membro do coletivo Sapato Preto e Yalorixá de Nanã, filha de Mãe Matilde de Oxalá.

Jurandir Santos de Novaes
A economista Jurandir Santos de Novaes é a secretária municipal de Administração (Semad). Ela é professora do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Foi secretária municipal de Planejamento nas gestões anteriores de Edmilson.

Káritas Lorena de Souza Rodrigues
A procuradora do Município de Belém, Káritas Lorena de Souza Rodrigues, servidora de carreira desde o ano de 2006, assume como secretária municipal de Finanças (Sefin). Ela é advogada com especialização em Direito Tributário e ex- subprocuradora-chefe da Procuradoria Fiscal do Município de Belém.

Keyla Negrão
Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos, a jornalista Keyla Negrão assume a Coordenação de Comunicação Social (Comus). Ela tem mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. É professora, pesquisadora e colaboradora do Coletivo Negritar de Comunicação. Foi diretora do Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

Lívia Noronha
Lívia Noronha é bacharela e mestra em Filosofia pela UFPA, foi professora substituta do curso de Filosofia da UEPA e professora colaboradora do curso de Educação do Campo da UFPA. Ela assumiu a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel). É educadora popular, pesquisadora e feminista negra.

Márcia Kambeba
Márcia Kambeba assume como ouvidora geral do Município, sendo a primeira indígena a fazer parte do primeiro escalão da Prefeitura de Belém. Ela é mestre em Geografia, professora convidada da Universidade do Estado do Pará (UEPA), ativista, compositora, poeta, fotógrafa, atriz, palestrante e autora de três livros.

Márcia Mariana Bittencourt Brito
A professora Márcia Mariana Bittencourt Brito é a nova secretária municipal de Educação (Semec). Graduada em Pedagogia, é professora da Faculdade de Artes Visuais da UFPA, mestre em Educação pela UFPA, especialista em Educação Superior e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Merilene Silva Costa
A Doutora em Ciências Agrárias em Agrobiodiversidade, Merilene Silva Costa, é a assumiu a Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan).
Ela tem graduação em Engenharia Florestal e mestrado em Ciências Florestais e é professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Vanessa Egla do Nascimento
A advogada Vanessa Egla Rocha do Nascimento assume a administração distrital de Mosqueiro (Admo). Ela é mestranda em Segurança Pública pela UFPA e servidora pública concursada da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

TEXTO: Prefeitura de Belém.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.