abr 01 2021

SeMOB integra operação de fiscalização em Mosqueiro durante a Semana Santa

Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

A Operação Semana Santa, de segurança nas praias, praças e trânsito, além da fiscalização do Decreto Estadual, que determina o toque de recolher, a partir das 21h, começou na quinta-feira, 01, em Mosqueiro.

O esquema envolve as Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal de Belém, Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Pa), Superintendência de Mobilidade Urbana (SeMOB), VI Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e Agência Distrital de Mosqueiro (Admos). A operação se estenderá até segunda-feira, 5 de abril.

Segundo o major Renato Brandão, subcomandante do 25º Batalhão da PM, haverá reforço policial com 63 homens, que se juntarão aos efetivos do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e demais órgãos da segurança pública.

A força-tarefa vai percorrer as praias nos horários de 10h às 12h; 16 às 19h e das 22h à meia-noite. Durante o período diurno, as medidas serão de orientação e prevenção. A partir das 21h, entra a operação volante em cumprimento ao Decreto Estadual, que determina o toque de recolher a partir das 21h até as 5 da manhã do dia seguinte.

Durante o toque de recolher, não será permitida a presença de público nas praças de Mosqueiro, principalmente a Praça da Vila e do Aeroporto. Segundo a agente distrital Vanessa Egla, o comércio de Mosqueiro vai funcionar até as 18h para atendimento presencial e a partir desse horário, somente os serviços de delivery.

Na área da tradicional tapiocaria, mesas e cadeiras serão recolhidas, também a partir das 18h. O comércio de vendas de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniência também segue com determinações diferenciadas. “Nós já enviamos comunicado aos comerciantes”, destacou a gestora da Admos.

Lockdown – Esta é a terceira grande operação de segurança em Mosqueiro no contexto da pandemia provocada pelo novo coronavírus, além de dois períodos de lockdown (bandeiramento preto), quando todo o comércio foi fechado. Mas, por ser um local de praias, a segurança precisa ser reforçada.

Segundo o major Renato Brandão, a poluição sonora lidera o ranking das ocorrências, seguida das infrações de trânsito e comércio ambulante ilegal. Para a promotora de Justiça de Mosqueiro, Ana Maria Magalhães, as operações de segurança têm surtido efeito positivo, a partir do registro dos casos pela Polícia Civil.

“A Polícia Civil lavra o Termo Circunstanciado de Ocorrência que chega até o Fórum e o Ministério Público realiza a transação penal, convertendo a penalidade em prestação de serviços à comunidade ou doação de bens. Isso é bom porque o cidadão saberá para onde foi o recurso que ele pagaria em forma de multa”, explicou a promotora.

Operação – A Operação Semana Santa será mais rigorosa este ano. A partir faz 6h da manhã, desta quinta-feira, 1º de abril, todo o contingente envolvido estará a postos. Haverá barreira no Pórtico de Entrada de Mosqueiro, a partir das 10h para abordagens de orientações.

Segundo, Thiago Ismaile, supervisor da SeMOB na ilha de Mosqueiro, sete agentes vão atuar na operação fazendo as rondas nas ruas da bucólica. Já o Departamento de Trânsito (Detran) atuará desde o quilômetro 2 da PA-391, rodovia que dá acesso a Mosqueiro, até o Pórtico de Mosqueiro. “Vamos atuar conjuntamente com as forças de segurança pública”, informa o agente Deninson Maia, representante da Coordenação de Operações do Detran.

As praias de Mosqueiro permanecem fechadas para o público. Os comércios de lanchonetes, restaurantes e barracas de praias podem funcionar até às 18h. Também continua proibida a venda de bebidas alcoólicas, a partir das 21h. O VI Conselho Tutelar do Distrito de Mosqueiro também estará na operação, averiguando os casos de crianças desacompanhadas e ou vítimas de violência doméstica, conforme explicou o conselheiro Cláudio Moraes. O capitão Marcus Veloso, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Mosqueiro, e o delegado Valdivino Miranda, da Delegacia de Polícia Administrativa (DPA), também compõem o efetivo da Operação Semana Santa de 2021, que segue em vigor até segunda-feira, 5.

Texto e foto: Selma Amaral (Comus)
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.