Bacuri

<< Voltar

Nome científico: Attalea phalerata Mart. ex Spreng.

O Bacurizeiro pode atingir mais de 30 m de altura. Essa árvore ocorre naturalmente desde a Ilha de Marajó, na foz do Rio Amazonas, até o Piauí, seguindo a costa do Pará e do Maranhão, e frutifica no período de agosto a fevereiro. O bacuri é uma das frutas mais populares da Região Amazônica, sendo pouco maior que uma laranja. Contém polpa agridoce rica em potássio, fósforo e cálcio. O óleo extraído de suas sementes é usado como anti-inflamatório e cicatrizante na medicina popular e na indústria de cosméticos.

Como o bacurizeiro é uma planta de fecundação cruzada, polinizada principalmente por pássaros, a produção dos frutos depende da presença destes.

Uso culinário: A fruta é consumida in natura ou utilizada na produção de doces, sorvetes, sucos, geleias, licores e outras iguarias. Sua casca também é aproveitada na culinária regional.

Você sabia que, no passado, o bacurizeiro foi mais importante como espécie madeireira que como planta frutífera? Sua madeira resistente e de coloração bege-amarelada era muito utilizada na construção de embarcações e de casas, o que ainda é observado em muitas áreas de ocorrência natural.

Informação nutricional: Energia 105 kcal, Proteínas 1,9 g, Lipídios 2 g, Carboidratos 22,8 g, Fibra 7,4 g, Cálcio 20 mg, Fósforo 36 mg, Ferro 2,2 mg, Vit. C 33 mg.

 

Receita

Pudim de Bacuri

Ingredientes

1 un de bacuri

3/4 xícara de chá de leite desnatado

1 colher de sopa de leite em pó

1 ovo

2 colheres de sopa de açúcar

Calda

2 colheres de sopa rasas de açúcar

Modo de preparo

Calda

Colocar o açúcar na forma para pudim (16 cm de diâmetro), até caramelizar.

Pudim

No liquidificador, colocar todos os ingredientes e bater até obter uma massa uniforme.

Despejar a mistura na forma caramelizada. Assar em forno preaquecido (200ºC) por aproximadamente 1 hora. Levar à geladeira para resfriar. Desenformar e servir.