Pupunha

<< Voltar

Nome científico: Bactris gasipaes Kunth

A pupunheira, da família das palmáceas, é uma planta multicaule, nativa dos trópicos úmidos da Amazônia. A pupunha é um fruto de uma palmeira que dá em forma de cachos e apresenta formato e coloração variados: redondas, ovoides ou cônicas e cores vermelha, amarela, alaranjada e até mesmo verde. Fruta de excelente valor energético e elevado teor de vitamina A, apresenta polpa carnuda, espessa e, às vezes, fibrosa. A pupunheira se dá melhor em ambiente quente e úmido e frutifica de janeiro a março.

Uso culinário: Tradicionalmente, o fruto da pupunha é consumido de uma única forma na maioria dos lugares onde ocorre: depois de separados do cacho, os frutos são cozidos em água com sal durante 30 a 60 minutos; em seguida, são descascados, partidos pelo comprimento, a semente extraída e estão prontos para o consumo, servidos no lanche ou com café acompanhados com mel, açúcar ou ao natural. Outro uso para os frutos cozidos é a preparação de diversas comidas caseiras, ou moídos para produção de farinha, que pode ser usada em uma variedade de receitas culinárias.

Você sabia que experiências realizadas em Manaus (Brasil) e na Costa Rica indicam ser possível usar farinha de pupunha em panificação e pastelaria, em substituição ao milho e ao trigo, cereais que a Região Amazônica importa em grande quantidade?

Informação nutricional: Energia 164 kcal, Proteínas 2,5 g, Lipídios 9,2 g, Carboidratos 21,7 g, Fibra 8,9 g, Cálcio 28 mg, Fósforo 31 mg, Retinol 1500 mg, Vit. C 35 mg.

 

Receita

Arroz com Pupunha

Ingredientes

1 colher de chá de óleo

1/2 dente de alho

1 xícara de chá de arroz

1 e 1/4 de xícara de chá de água

1 colher de chá de sal

10 un de pupunha cozida

 

Modo de preparo

Aquecer o óleo em uma panela e acrescentar o alho picado, juntar o arroz e refogar. Quando o arroz estiver branco opaco, acrescentar a água fervente e o sal. Tampar a panela e deixar cozinhar. Enquanto o arroz cozinha, descascar a pupunha cozida e cortar em cubos, desprezando a casca e o caroço. Quando a água secar, misturar a pupunha cortada ao arroz.