Maçã

<< Voltar

Nome científico: Malus domestica (Borkh.) Borkh.

Fruta típica de clima temperado. O fruto é globoso, com uma profunda depressão no ponto de inserção da haste, que o prende aos ramos. De coloração vermelha ou verde, pode apresentar pequenas manchas esverdeadas ou amareladas. No Brasil, a produção de maçã se encontra em duas cultivares, gala e fuji, que representam em torno de 90% da área plantada. Outras cultivares plantadas são a golden delicious, brasil, anna, condessa, catarina, granny smith. Os frutos da maçã gala são colhidos nos meses de janeiro e fevereiro; e da fuji, nos meses de abril e maio, sendo uma fruta de sabor doce e muito suculenta. A fuji apresenta, ainda, a vantagem de ser mais resistente ao armazenamento.

Uso culinário: A maçã tem como principal destino o consumo fresco. Diversos tipos de processamento da fruta são possíveis, produzindo produtos como doces, geleias, compotas, sucos, bebidas e vinagre. O vinho de maçã, além do consumo direto, constitui a base para a sidra, bebida frisante, e para a produção de destilados envelhecidos como os calvados ou para a produção de blends como o pommeau.

Você sabia que o armazenamento de maçãs em condições controladas permite manter sua qualidade durante períodos de até 12 meses?

Informação nutricional: Energia 56 kcal, Proteínas 0,3 g, Carboidratos 15,2 g, Fibra 1,3 g, Cálcio 2 mg, Fósforo 9 mg, Ferro 0,1 mg, Vit. C 2,4 mg.

 

Receita

Vitamina de maçã funcional

Ingredientes

01 Iogurte natural (100 g) ou tipo grego (baunilha ou tradicional)

01 unidade média de maçã vermelha com casca

02 colheres de sopa de aveia em flocos grossos

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. E sirva sem coar.

Dica: Receita ótima para o bom funcionamento intestinal.