Abacate

<< Voltar

Nome científico: Persea americana

Características: De sabor suave e gosto bom, nem doce nem amargo, o abacate é fruto macio e carnudo. Sua polpa cremosa, verde-amarelada ou amarela quase branca, assemelha-se a um creme amanteigado, sendo basicamente constituída por ácidos graxos não saturados (gorduras boas) e concentrando apenas 70% de água em sua composição, o que é pouco em comparação com a maioria das frutas existentes.

 Uso culinário: Por suas qualidades e extrema suavidade ao paladar, é uma das frutas mais versáteis existentes, podendo ser utilizada em incontáveis e variadas receitas. Pelo sabor de sua polpa pouco açucarada, o abacate pode ser consumido como iguaria doce ou salgada, de acordo com os hábitos e a cultura dos povos das regiões em que é cultivado.

 Você sabia que o abacate se espalhou até a América do Sul e pode ser encontrado em todas as regiões do globo que possuam solos férteis e onde haja calor que seja suficiente? Produtores e exportadores de abacate distribuem-se entre os vários países da África e das Américas do Sul e Central, além de Israel, Espanha e Estados Unidos, na região da Califórnia.

Segundo Pio Corrêa, o abacate foi introduzido no Brasil como espécie cultivável apenas no início do século XIX e, atualmente, encontra-se à venda nas feiras livres e supermercados ao longo de quase todo o ano.

Informação nutricional: Energia 96,2 kcal, Proteínas 1,2 g, Lipídios 8,4 g, Carboidratos 6 g, Fibra alimentar 6,3 g, Vit. C 8,7 mg, Potássio 206,3 mg.

 

Receita

Vitamina de Abacate

Rendimento: 01 porção

Porção: 01 copo duplo

 

Ingredientes

200 ml de leite desnatado

01 colher de sopa cheia de abacate

1/2 colher de sopa de açúcar

01 colher de chá de suco de limão

Modo de preparo

Bater o leite com o abacate, o limão e o açúcar no liquidificador e servir.