José da Gama Malcher

O monumento ao doutor José da Gama Malcher, médico paraense nascido em Monte Alegre (cidade a quase 600 km de Belém), está localizado na Praça Visconde do Rio Branco, no bairro da Campina, centro de Belém. É resultado da iniciativa da Câmara Municipal de Belém.

Foi inaugurado em 1890. As Estátuas são obras do escultor belga Armand-Pierre Cattier, havendo sido feitas em Bruxelas. O pedestal é de pedra da localidade de Ecaussinnes, aparelhada e trabalhada pelo marmorista-escultor Leon Trigalet, de acordo com desenho de Cattier.

Na base, está a escultura de um homem que representa o povo, esculpindo na pedra o nome do homenageado Doutor José da Gama Malcher, filantrópico médico do Hospital Beneficente Portuguesa, que esteve à frente do combate ao grande surto da febre amarela no Pará em meados de 1871. Também foi médico da Santa Casa de Misericórdia, presidente da província e da Câmara Municipal.

De acordo com o historiador Soares (2009), o local onde está o monumento a Gama Malcher foi testemunha de importantes lutas do movimento da Cabanagem, principalmente por nele se localizar, à época, ao lado da igreja, o Trem de Guerra, onde era armazenado o armamento das forças legalistas.