Loja Paris N' America

<< Voltar

Inspirada na tipologia das grandes lojas de departamento parisienses, a loja Paris n'América reproduz na sua distribuição, porém, um modelo tradicional da arquitetura colonial, o de loja no térreo e residência nos pavimentos superiores. Segundo Bassalo, o proprietário desse prédio  "importou de Paris o projeto de sua imponente casa comercial e ao mesmo tempo residencial" , sendo a construção conduzida por "Raimundo Viana [...] e pelos mestres de obra, Salvador e Mesquita, nos anos de 1906 a 1909".

A estrutura é em ferro, e a fachada em pedra, sendo todos esses elementos importados, assim como os revestimentos e a decoração interna e externa: espelhos, luminárias, lavatórios em louça, azulejos e detalhes de fachada, relógio, ornamentos e vidros decorados. Até o calçamento externo veio da Europa. A cobertura é em telhas de ardósia  pedra muito utilizada na França, em especial na região de Dijon empregadas também em outros prédios do período, como no Palacete Bolonha, pelas possibilidades decorativas. Na fachada em pedra se destaca um volume em forma de torre, com o relógio, que marca o cunhal do prédio.

A loja Paris n'América tem um mezanino ao qual se acede por uma escadaria monumental, um dos mais belos exemplares de escada pré-fabricada pela empresa escocesa Walter MacFarlane, existente na região amazônica. A elegância da escada curva, que se abre em dois tramos deixando um vazio central, é complementada por uma estátua em bronze que, no entanto, não faz parte do conjunto escocês. No mezanino, equipado com elegantes camarins, preparavam-se desfiles de modas.

Nos andares superiores, antigamente de uso residencial, aos quais se chega por entrada lateral, a decoração era de gosto eclético, com abundância de espelhos e lustres de cristal. As louças dos banheiros eram inglesas, os azulejos belgas e portugueses. Lustres e arandelas são, provavelmente, franceses.

 

Fonte:

https://fauufpa.files.wordpress.com