Pau Rosa

<< Voltar

Árvore de até 30 m de altura. Folhas 25 cm de comprimento e 10 cm de largura, simples, coriáceas. Flores pequenas. fruto do tipo baga, cúpula do fruto espessa. Conhecida como Aniba rosaeodora Ducke.

O pau rosa, típico de floresta pluvial não inundável, ocorre em toda a Região Amazônica, com frequência muito baixa. Devido ao longo período de exploração que a espécie sofreu nas últimas décadas tornou-se ameaçada de extinção.

Destaca-se na produção de óleo essencial de aroma agradável, rico em linalol e muito utilizado na indústria de perfumaria. O óleo para fins comerciais é obtido a partir da destilação da madeira.

É considerado uma das matérias-primas do perfume Chanel n° 5 e de vários perfumes europeus e americanos.

Devido aos riscos de extinção, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) condiciona os extratores de óleo de pau rosa a fazer a reposição de mudas segundo a quantidade exportada, sendo 80 mudas para cada tambor de 180 kg de óleo exportado; e condiciona o corte de seus troncos, na Amazônia, a 50 cm do solo, para que haja rebroto. Entretanto, o IBAMA calcula que, entre 2003 e 2008, as exportações do pau rosa tenham sido cerca de 500% maiores que as permitidas.

Outra tentativa preservacionista envolve a inclusão da árvore na lista de produtos controlados pela Convenção do Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora (Cites). As tentativas de preservação também têm relação com a ameaça às populações naturais do Pará e Amapá.