Jambu

<< Voltar

Nome científico: Spilanthes oleracea L.

Folhosa herbácea perene, com crescimento prostrado, atingindo de 20 cm a 40 cm. Na Amazônia, é encontrado em hortas domésticas e cultivado com finalidade comercial por pequenos agricultores. Produz flores amarelas e sementes abundantemente, sendo comum ocorrer nos quintais sem que se efetue seu plantio sistematizado. Em regiões com clima mais ameno, é possível seu cultivo durante o verão. Suas folhas devem estar viçosas (sem amarelados ou murchas), sem marcas de insetos ou machucados.

Uso culinário: O uso das folhas e talos do jambu como hortaliça é muito difundido na Amazônia, indispensável na preparação de iguarias regionais como o pato no tucupi (mais comum no Pará), o tambaqui no tucupi (mais comum no Amazonas) e o tacacá, cujos ingredientes são o tucupi, a goma de mandioca, o jambu e o camarão seco. Além disso, a folhagem é utilizada em cozidos e sopas.

Você sabia que o sabor característico tão apreciado é devido à epilantina, substância que provoca sensação anestésica e salivação quando se utilizam as folhas e especialmente as flores de jambu?

Informação nutricional: Energia 32 kcal, Proteínas 1,9 g, Lipídios 0,3 g, Carboidratos 7,2 g, Fibra 1,3 g, Cálcio 162 mg, Fósforo 41 mg, Retinol 392 mg, Vit. C 20 mg.

Receita

Arroz Paraense

Ingredientes

1/2 maço de jambu

1/3 de xícara de chá de água

2 e 1/4 de xícaras de chá de tucupi

3 colheres de sopa de cebola

1 dente de alho

1 colher de chá de óleo

1 colher de café de sal

1 xícara de chá de arroz

Modo de preparo

Separar as folhas de jambu, retirando-as dos talos. Colocar o jambu de molho na água fria. Em uma panela, deixar ferver o tucupi por 10 min. Em outra panela, refogar a cebola e o alho juntamente com o óleo. Acrescentar o arroz e refogar. Acrescentar o tucupi e o sal e cozinhar por 15 min ou até que o arroz fique macio. Adicionar o jambu sem a água do molho e servir.