Banana

Nome científico: Musa paradisíaca L.

Planta com caule suculento e subterrâneo, cujo "falso" tronco é formado pelas bases superpostas das folhas, que são grandes, de coloração verde-clara e brilhante. Possuem flores e cachos, que surgem em séries a partir do chamado "coração" da bananeira. Atualmente, no Brasil, encontram-se bananas em qualquer parte.

Existem numerosas cultivares de bananeiras. Com relação às cultivares de mesa, utilizadas para consumo in natura, destacam-se as cultivares do subgrupo Cavendish, nanica, nanicão, grandnaine e Williams, as quais apresentam frutos com polpa muito doce, sendo bastante utilizadas no processamento industrial. Do subgrupo prata, destaca-se a prata, branca e pacovan. As cultivares do subgrupo terra são também conhecidas por plátanos, possuem frutos grandes, que são consumidos fritos ou cozidos, devido ao alto teor de amido, entre elas citam-se a terra, terrinha d'angola, mas existem muitas outras, tais como a ouro, caipira, maçã, prata anã, mysore, figo vermelho, figo cinza, ouro da mata, pioneira e platina, que são cultivadas e consumidas regionalmente, atendendo à preferência de cada consumidor local.

Considerada por muitos a fruta perfeita, possui muitas qualidades e amadurece aos poucos, fora do pé, facilitando a colheita; é de fácil transporte; tem bom aproveitamento; e pode ser encontrada durante o ano inteiro. Quando não maduras, são em geral, de cor verde, possuindo sabor adstringente e intragável. Diz-se que quando a banana está verde ela "pega" na boca. Isso porque, antes de sua maturação, compõe-se, basicamente, de amido e água. Tanto que, da maioria das bananas-verdes, é possível produzir farinha, que tem aplicações na alimentação, desde o preparo de mingaus até biscoitos. No processo de amadurecimento, a maior parte do amido contido nas bananas transforma-se em açúcar (glicose e sacarose).

Uso culinário: De maneira geral, a banana é uma das frutas mais doces. Bananas de mesa são, por exemplo, as variedades maçã, ouro, prata e nanica, que, na verdade, são grandes, levando esse nome em virtude da baixa altura da planta em que frutificam. Bananas para fritar são as variedades de banana-da-terra e figo. As bananas chips, novidade deliciosa do Norte do Brasil, são feitas com a variedade pacovan. Banana para cozinhar é, especialmente, a da-terra e, também no Norte, a pacovan. As bananas também entram como ingredientes em grande quantidade de pratos salgados típicos das culinárias regionais brasileiras.

Você sabia que o cacho da banana é constituído de várias pencas (10 a 12), que vão se formando com a abertura das brácteas do "coração", o que ocorre em dias consecutivos ou alternados e, com isso, tem-se para o cacho, pencas de diferentes idades? Por exemplo, num cacho de 10 pencas, a última penca formada será 10 dias mais jovem do que a primeira.

Informação nutricional: Energia 96 kcal, Proteínas 1,2 g, Lipídios 8,4 g, Carboidratos 6 g, Fibra 6,3 g, Cálcio 8 mg, Fósforo 22 mg, Ferro 0,2 mg, Vit. C 8,7 mg.

Receita

Sorvete de Banana natural (sem açúcar)

02 un de bananas bem maduras congeladas

01 iogurte natural (100 g) ou tipo grego (baunilha ou tradicional)

01 colher de chá de essência de baunilha

1/2 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. E sirva na hora bem gelado.

Dica: Para essa receita use bananas bem maduras, é uma forma de aproveitá-las e evitar o desperdício de alimentos.