Abacaxi

<< Voltar

Nome científico: Ananas comosus

Planta de pequeno porte, podendo atingir 80 cm de altura. Folhas longas e duras, dispostas em espiral partindo da base, formando uma roseta. Flores pequenas, de coloração rósea a roxo-purpúrea, surgem aglomeradas em uma haste, formando uma espiga que se desenvolverá, originando a fruta do abacaxi. O conjunto dos pequenos frutos formam a estrutura de forma ovoide do abacaxi. Na sua porção superior forma-se uma "coroa" de folhas duras, de coloração verde intensa denominada brácteas. A haste interna do abacaxi é envolta pela suculenta polpa que é comestível. Prefere solo rico em nutrientes, não suportando os encharcados. O plantio é feito no início das chuvas desenvolvendo-se bem em locais de temperaturas de 16º a 20º C e livres de geadas. Produz 20 kg por planta ao ano. É conhecido mundialmente como ananás e no Brasil como abacaxi. Frutifica durante o ano todo.

Uso culinário: Do abacaxi tudo se aproveita. Além de ser consumido in natura, é utilizado na indústria para produzir essências. De sua polpa são feitas inúmeras receitas saborosas (doces e salgadas). Seu sumo é empregado em sucos e doces. Sua casca é aproveitada para fazer um delicioso licor.

Você sabia que o abacaxi ou ananás foi descoberto, para o Velho Mundo, em 4 de novembro de 1493, quando Cristóvão Colombo descobriu a Ilha de Guadalupe, onde encontrou e experimentou o fruto, que era amplamente disseminado na América Tropical, desempenhando parte importante na alimentação das populações indígenas? Acredita-se que no final do século XVII, a planta já era conhecida na maioria das áreas do globo. Hoje, o abacaxi é um autêntico fruto símbolo das regiões tropicais e subtropicais.

Informação nutricional: Energia 48,3 kcal, Proteínas 0,9 g, Carboidratos 12,3 g, Fibra 1,0 g, Cálcio 22,4 mg, Fósforo 12,8 mg, Potássio 131,3 mg, Lipídios 0,1 g, Vit. C 34,6 mg.

 

Receita

Delícia de abacaxi

Ingredientes

01 abacaxi

01 lata de leite condensado

01 lata de creme de leite

01 litro de água

01 xícara de açúcar

01 envelope de gelatina sem sabor

 

Modo de preparo

Corte o abacaxi em cubos pequenos. Coloque o abacaxi picado, a água e o açúcar em uma panela e leve ao fogo em temperatura alta. Deixe ferver até o abacaxi ficar macio, desligue o fogo e separe o abacaxi da água da panela. Coloque o abacaxi espalhado em um refratário de vidro ou o que preferir. Dissolva a gelatina em um pouco de água e jogue na água da panela. Em um liquidificador coloque a água da panela, o leite condensado e o creme de leite, bata tudo até que fique bem homogêneo. Despeje a mistura do liquidificador no refratário por cima do abacaxi, leve à geladeira e deixe gelar por 4 horas.