Informações Diversas

<< Voltar

 

 

 

 

 

O Pará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o segundo maior estado do país com uma extensão de 1.247.689,515 km2, pouco maior que Angola, dividido em 144 municípios (com a criação de Mojuí dos Campos), está situado no centro da Região Norte e tem como limites o Suriname e o Amapá a norte, o Oceano Atlântico a nordeste, o Maranhão a leste, Tocantins a sudeste, Mato Grosso a sul, o Amazonas a oeste e Roraima e a Guiana a noroeste.

O Estado é o mais rico e mais populoso da Região Norte. Sua capital, Belém, reúne em sua região metropolitana cerca de 2,1 milhões de habitantes, sendo a segunda maior população metropolitana da Região Norte.

Outras cidades importantes do Estado são Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Barcarena, Castanhal, Itaituba, Marabá, Parauapebas, Santarém e Tucuruí. O relevo é baixo e plano; 58% do território se encontram abaixo dos 200 metros. As altitudes superiores a 500 metros estão nas serras de Carajás, Cachimbo e Acari. Os rios principais são: Amazonas, Tapajós, Tocantins, Xingu, Jari e Pará.

O Pará começou a ser colonizado pelos portugueses em 1616, com a construção do Forte do Presépio na baía de Guajará, próximo a Marajó, dando origem posteriormente à cidade de Belém. O clima é equatorial. A economia se baseia no extrativismo mineral (ferro, bauxita, manganês, calcário, ouro, estanho), vegetal (madeira), na agricultura, pecuária, indústria e no turismo.

Belém é um município brasileiro, capital do Estado do Pará, pertencente à Mesorregião Metropolitana de Belém e à Microrregião de Belém. Com uma área de 1.064,918 km2, localiza-se no norte brasileiro, distante 2.140 quilômetros de Brasília.

Com uma população de 1.532.844 habitantes, é a metrópole localizada mais ao norte do Brasil, possuindo também a segunda maior densidade demográfica da Região Norte (1.307,17 hab./km²).

A cidade é sede da Região Metropolitana de Belém, que, com 2 560 250 habitantes, é a mais populosa da Região Norte, a 10ª do país e a 177ª do mundo. A cidade de Belém é classificada como uma das capitais com melhor qualidade de vida do Norte do Brasil. Em seus quase 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias europeias, que influenciaram grandemente a arquitetura das edificações locais, ficando conhecida na época como Paris n'América.

Hoje, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.

A cidade exerce significativa influência nacional sobre mais de oito milhões de pessoas nos Estados do Pará, Amapá e Tocantins seja do ponto de vista cultural, econômico ou político.

Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Theatro da Paz, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o parque Mangal das Garças, o Mercado do Ver-o-Peso, e eventos de grande repercussão, como o Círio de Nazaré.