Cupuaçu

<< Voltar

Nome científico: Theobroma grandiflorum

É uma das frutas mais populares da Amazônia e vem sendo implantada comercialmente também no sudeste da Bahia. Seu fruto mede até 25 cm e pesa no máximo 1 kg. Possui 30% de polpa e cerca de 35 sementes. Apresenta três variedades: cupuaçu-redondo (extremidade arredondada, pesando em média 2,5 kg - é o mais comum); cupuaçu-mamorama (extremidade alongada, pesando em média 2,5 kg) e cupuaçu-mamau (não apresenta sementes, formato redondo).

Uso culinário: A polpa é utilizada no preparo de sorvetes, sucos, geleias, doces, musses, bombons, balas, biscoitos e iogurtes. As sementes, depois de secas, são utilizadas na fabricação de chocolate branco ou "cupulate".

Você sabia que a casca do cupuaçu, que é bastante dura, também pode ser utilizada como adubo orgânico?

Informação nutricional: Energia 49 kcal, Proteínas 1 g, Lipídios 1 g, Carboidratos 11 g, Fibra 1,6 g, Cálcio 5 mg, Fósforo 14 mg, Vit. C 24,5 mg.

 

Receita

Docinho de cupuaçu

Ingredientes

1 un de cupuaçu

1/2 xícara de chá de açúcar

1/2 xícara de chá de água

2 colheres de sopa de leite em pó desnatado

 

Modo de preparo

Retirar a polpa do cupuaçu. Bater todos os ingredientes no liquidificador por 3 min. Despejar o conteúdo em uma panela e cozinhar, sem parar de mexer. Quando começar a desprender do fundo, cozinhar por mais de 10 min. Esperar esfriar e servir.